Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Alves, Ana Cristina de Jesus | - |
dc.contributor.author | Lima, Caio Gomes | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Caio Gomes. Contribuições da terapia ocupacional e da tecnologia assistiva no tiro com arco paralímpico: estudo de caso. 2022. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Para a prática do tiro com arco paralímpico, a tecnologia assistiva (TA) se faz indispensável e, portanto, a contribuição do terapeuta ocupacional no processo de avaliação, prescrição, adaptação e treino para o uso da TA pelo paratleta pode contribuir para seu sucesso. Objetivo: Este estudo, teve por objetivo apresentar as contribuições da intervenção do terapeuta ocupacional na área da TA no tiro com arco profissional. Método: Estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra foi composta por 02 paratletas profissionais do tiro com arco que responderam ao questionário do paratleta; questionário sociodemográfico da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP); avaliação de tecnologia assistiva - predisposição ao uso ATD PA-Br. Os pesquisadores também utilizaram o registro em caderno de campo para a coleta dos dados qualitativos. Para a análise dos dados quantitativos, foi realizada a análise descritiva absoluta dos escores, categorizadas de acordo com as variáveis do instrumento. Para a análise qualitativa teve-se como norteador os fatores descritos pelo e pelo modelo teórico Matching Person and Technology (MPT) que determinam o uso bem-sucedido da TA a saber: fatores ambientais, do cliente e do dispositivo. Resultados: Foram confeccionadas duas TA para os atletas: um limitador lateral de tronco para a cadeira de rodas para P1 e um assento para a cadeira de rodas de P2. P1 pontuou na seção B (nível de satisfação com áreas da vida pessoal) do formulário do cliente inicial 52 e follow up 59, na seção C (identificação de barreiras e facilitadores ao uso da TA) inicial 13 positivos e 1 negativo, follow up 18 positivos e 2 negativos. P2 pontuou na seção B do formulário do cliente inicial 47 e follow up 54 na seção C inicial 6 positivos e 3 negativos, follow up 13 positivos e 5 negativos. Já no questionário sobre a avaliação do dispositivo, P1 pontuou inicial 59 pontos e follow up 57 pontos, P2 pontuou inicial 39 pontos e follow up 42 pontos. As pontuações da ABEP de P1 e P2 foram 21(C2) e 32(B2) respectivamente. Discussão: Foi possível
verificar que a atuação do terapeuta ocupacional no campo da TA é bastante importante e provocou melhora na satisfação do atleta pela TA em relação à sua expectativa inicial, além de possivelmente ter contribuído com o aumento de facilitadores ao uso da TA, embora não tenha obtido sucesso em mitigar as barreiras detectadas durante o estudo. Conclusão: Este estudo apresentou contribuição do terapeuta ocupacional na área da TA no tiro com arco profissional, no âmbito da intervenção direcionada ao esporte e centrada no cliente, valendo-se da TA como instrumento. Trouxe como contribuição o panorama do esporte como ocupação e uma prática centrada no cliente. A principal limitação do estudo, foi a quantidade reduzida de atletas abordados e assim, recomenda-se em estudos futuros que a amostra seja aumentada e que o acompanhamento ao atleta seja mais prolongado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esportes para pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paraesporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tiro com arco | pt_BR |
dc.title | Contribuições da terapia ocupacional e da tecnologia assistiva no tiro com arco paralímpico : estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T16:49:58Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T16:49:58Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36638 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Introduction: To the paralympic cross and bow practice, Assistive Technology (AT) is highly necessary and, this way, the contribution of the occupational therapist over the evaluation, prescription, adapting, and training for the parathlete use of the Assistive Technology (AT) can contribute for its success. Objective: This study, has as its main objective present the contribution of the occupational therapist interventions over the Assistive Technology (AT) in professional cross and bow area. Method: This case study, with quantitative and qualitative approach. The sample was composed by two professional parathletes of cross and bow that answered the parathlete questionary; sociodemographic questionary of the Brazilian Association of Research Enterprises (ABEP); evaluation of assistive technology - predisposition over the use ATD PA-Br. The researchers also utilized the database in field research to qualitative data. To the analysis of quantitative data, the descriptive analysis of absolute scores, categorized with the variables of instrument. To the qualitative analysis it was used as guiding of the factors described and by the theoretical model Matching Person and Technology (MPT) that determines the well succeeded AT to know: client, device and environmental factors. Results: It was made two ATs to the athletes, one lateral restrictor to P1 and a wheelchair seat for P2. P1 scored on section B (satisfaction level on personal life areas) from the initial client score forms as 52 and follow-up as 59, over section C (identifying of barriers and facilitators tothe useof AT) initially in 13 positives and 1 negative, follow up 18 positives and 2 negatives. P2 scored on section B of the client forms, initially 47 and follow-up 54 on section C initially 6 positives and 3 negatives, follow-up 13 positives and 5 negatives. On the device questionary, P1 scored on the lateral restrictor, initially 59 points and follow-up 57 points, P2 scored initially wheelchair 35 seat 39. On the follow-up, the patient got wheelchair 40 and seat 42. The ABEP scores of P1 and P2 were 21 (C2) and 32 (B2) respectively. Discussion: This study presented contribution of the occupational therapist over the field of AT on professional cross and bow, even though it was not successful in mitigate the detected barriers during the study. Conclusion: This study showed the occupational therapist contribution on the professional cross and bow, over the interventional field aimed to sports and orientation on the client, using ATas instrument. Brought as contribution the panoramic view of the sport as occupation and orientation on the client. The main limitation of the study was the amount of athletes approached and this way, is recommended in future studies that the sample be enhanced and the follow-up of the athlete be longer. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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