Título: | A presença dos aspectos ASG nos currículos dos cursos de Ciências Contábeis nas instituições públicas de ensino superior no Brasil |
Autor(es): | Cunha, Evanilda Alves da |
Orientador(es): | Matos, Eduardo Bona Safe de |
Assunto: | Ciências Contábeis - ensino superior Desenvolvimento sustentável Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 23-Set-2022 |
Data de publicação: | 24-Out-2023 |
Referência: | CUNHA, Evanilda Alves da. A presença dos aspectos ASG nos currículos dos cursos de Ciências Contábeis nas instituições públicas de ensino superior no Brasil. 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel relevante na preparação de
profissionais capacitados e, durante o curso de Ciências Contábeis, é importante para o futuro
profissional atender às novas necessidades do mercado. Diante disto, o presente trabalho tem
como objetivo mapear a inclusão de aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG) nos
conteúdos das disciplinas obrigatórias que compõem os cursos de ciências contábeis nas
Instituições Públicas de Ensino Superior (federais, estaduais e municipais) no Brasil. Para
atingir o objetivo da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: as
Matrizes Curriculares, as Ementas e os Projetos Pedagógico do Curso (PPC). Após isso,
aplicou-se o método de análise de conteúdo tomando como base uma categorização feita por
meio de palavras-chave que expressem aspectos ASG. Nos resultados identificaram-se,
quantificaram-se e classificaram-se 517 disciplinas de 124 cursos de Ciências Contábeis que
atendem os aspectos ASG, apontando uma heterogeneidade na oferta destas disciplinas, uma
vez que o caráter social representou 49,5% dessas disciplinas, enquanto o caráter de governança
representou 35,6% e o caráter ambiental representou 14,9%. Foram encontradas 53 disciplinas
de 41 cursos que inserem de forma integrada os aspectos ASG, representando 10,1% do total
de disciplinas analisadas. Observou-se que a maior representatividade de cursos com disciplinas
ASG, representadas por 36,3% do total de cursos analisados estão avaliadas no ENADE com
nota 3. Por meio da análise realizada com os PPCs dos cursos pesquisados, chegou-se à
conclusão de que ainda existem desafios para uma inserção eficiente dos aspectos ASG nos
currículos dos cursos de Ciências Contábeis das instituições, principalmente de forma
integrada. Comparando com estudos anteriores, o progresso da temática envolvida nas
disciplinas está ocorrendo de forma lenta e percebe-se uma escassez de estudos nacionais sobre
a importância das ASG dentro do currículo acadêmico de Ciências Contábeis. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.