Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36617
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DiegoMagalhaesFonseca_tcc.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Ludmila de Melo-
dc.contributor.authorFonseca, Diego Magalhães-
dc.identifier.citationFONSECA, Diego Magalhães. Influência da era digital na educação financeira do Brasil. 2022. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve o objetivo de verificar se a educação financeira promovida pelas mídias sociais, advindas da era da informação, estão de fato contribuindo de maneira significativa para educação financeira no Brasil. Foi feito uma breve recapitulação dos motivos que fazem com que o Brasil esteja em posições distantes de países desenvolvidos em rankings que medem o nível de educação financeira dos países, evidenciando questões político-econômicas do passado e como o tema educação financeira é tratado aqui pelas autoridades da educação. Foram suscitadas, também, questões sobre o aprendizado das crianças, e os impactos desse aprendizado na sua fase adulta. Para identificar se os conteúdos promovidos pela era da informação estavam de fato auxiliando nas tomadas de decisão financeiras dos brasileiros, foi elaborado questionário, contendo perguntas referentes a conceitos básicos de finanças. Após análise dos resultados e tudo que envolve educação financeira no Brasil, foi possível concluir que, por mais que já haja iniciativas para mitigar o problema e que, devido à modernidade e aos avanços tecnológicos, temos hoje acesso instantâneo a qualquer tipo de informação, a educação financeira vai além, sendo, assim, necessária a inclusão da mesma no currículo escolar, e sendo ministrada desde a infância até o ensino médio.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordFinanças comportamentaispt_BR
dc.titleInfluência da era digital na educação financeira do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T12:05:10Z-
dc.date.available2023-10-24T12:05:10Z-
dc.date.submitted2022-10-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36617-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.