Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36600
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RodrigoMirandaAlves_tcc.pdf6,62 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos do formato de apresentação de relatórios financeiros populares em um conselho municipal de assistência social
Autor(es): Alves, Rodrigo Miranda
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Accountability
Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)
Informação contábil
Relatórios contábeis
Data de apresentação: 19-Abr-2022
Data de publicação: 23-Out-2023
Referência: ALVES, Rodrigo Miranda. Efeitos do formato de apresentação de relatórios financeiros populares em um conselho municipal de assistência social. 2022. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Compreender o conteúdo dos relatórios financeiros oficiais de governo sempre foi um desafio para os usuários da informação contábil, principalmente para aqueles que não possuem formação na área orçamentária-contábil-econômico-financeira-fiscal e que participam de instâncias deliberativas que envolvem a aprovação da aplicação de recursos públicos, como é o caso dos conselhos municipais. Nesse ambiente, o presente estudo tem como objetivo analisar como os formatos interativos de apresentação dos relatórios financeiros populares (RFPs) podem contribuir para que conselheiros municipais possam tomar melhores decisões sobre informações financeiras que estejam sob seu julgamento, permitindo que naveguem e processem as informações com melhor cognição e compreensão. Para tratar a questão de pesquisa, foi efetuado estudo de caso no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Picuí, município localizado no Estado da Paraíba, Região Nordeste do Brasil, realizando uma releitura do Demonstrativo Sintético de Execução Físico-Financeira relativo ao exercício financeiro de 2020 à luz da literatura de RFPs, submetendo a nova versão ilustrada para validação dos próprios conselheiros. Os achados da pesquisa mostram que maioria dos conselheiros não tinha conhecimento prévio sobre a literatura de RFPs e que para eles o uso das imagens e de uma linguagem menos técnica tornou o relatório mais compreensível, corroborando o resultado de pesquisas anteriores de que os RFPs se apresentam como um recurso importante para melhorar a compreensão do cidadão sobre as finanças do Estado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.