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Título: Fatores que impactam na escolha das Fontes de Informação para o eleitorado brasileiro
Autor(es): Mendes, Allysson César Sales
Orientador(es): Oliveira, Carlos
Assunto: Fontes de informação
Religião e política
Religião e problemas sociais
Ideologia política
Eleitores - comportamento
Data de apresentação: Fev-2023
Data de publicação: 23-Out-2023
Referência: MENDES, Allysson César Sales. Fatores que impactam na escolha das Fontes de Informação para o eleitorado brasileiro. 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Essa pesquisa visa estudar alguns fatores que impactam a escolha individual por diferentes fontes de informação a respeito de diversos temas políticos, econômicos e do cotidiano das pessoas. Para fazer as análises, baseou-se numa amostra online e não-probabilística, colhida pelo método "bola-de-neve" em 2022. Por ser uma amostra de conveniência, os resultados apenas apontam tendências para o desenho de novas pesquisas com amostragem mais representativas. Por exemplo, os dados deste estudo sugerem mulheres devem confiar mais em líderes religiosos para se informar sobre vários temas sensíveis. Há também uma preferência geral para mídias sociais, com alguma variação, pouco foco em livros, artigos e revistas, além de reduzido uso da TV. Esse quadro geral sugere que as pessoas podem variar as fontes de informações conforme a especificidade dos temas. Percebe-se, a partir das análises desenvolvidas aqui que religião, ideologia e grau de escolaridade tendem a determinar a escolha de fontes de informação conforme o tópico do conteúdo. Esta monografia busca contribuir com a literatura que estuda confiança em meios de comunicação e lateralmente para pesquisas a respeito da desinformação, porque ao se conhecer bem as fontes preferidas de informação das pessoas sobre assuntos sensíveis e as razões pelas quais elas desenvolvem essa confiança, mas subsídios haverá para enfrentar eventuais consequências maléficas desse fenômeno comunicacional moderno para a democracia.
Abstract: This research aims to study some factors that impact the choice of different sources of information regarding various political, economic, and daily life issues. In order to carry out the analyses, an online and non-probabilistic sample was collected in 2022, using the "snowball" method. As it is a convenience sample, the results only point to trends for designing new surveys with larger samples. representative. For example, data from this study suggest women should rely more on religious leaders for information on a variety of sensitive topics. There is also a general preference for social media, with some variation, little focus on books, articles, and magazines, and reduced use of TV. This general picture suggests that people can vary the sources of information according to the specificity of the themes. It can be seen from the analysis developed here that religion, ideology, and level of education tend to determine the choice of information sources according to the topic of content. This monograph seeks to contribute to the literature that studies trust in the media and laterally for research on misinformation because – by knowing well people's preferred sources of information on sensitive subjects and the reasons why they develop this trust – more subsidies there will be to face any harmful consequences of this modern communicational phenomenon for democracy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2023.
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