Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3659
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_TulioSarronAlbuquerquedaSilva.pdf406,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo dos papeis desempenhados por profissionais de recursos humanos e gestores organizacionais : o caso do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Autor(es): Silva, Tulio Sarron Albuquerque da
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Administração de pessoal
Administração pública
Gestão estratégica
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 1-Jun-2012
Referência: SILVA, Tulio Sarron Albuquerque da. Um estudo dos papeis desempenhados por profissionais de recursos humanos e gestores organizacionais: o caso do Ministério de Minas e Energia e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 2011. 45 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo buscou analisar as relações entre os papeis desempenhados pelos profissionais de Recursos Humanos e demais gestores organizacionais no que diz respeito a assuntos relacionados à Gestão de Pessoas. Foram entrevistados seis servidores e gestores atuantes no Poder Executivo Federal, das áreas de recursos humanos e gerentes de outras unidades operacionais. As entrevistas foram sistematizadas por meio da análise de conteúdo e permitiram que se obtivesse um quadro síntese das características acerca dos papeis esperados e cumpridos, conflitos e legitimidade da área de recursos humanos por ela mesma e por outras áreas. A análise das entrevistas permitiu identificar que há legitimidade das demais áreas em relação ao RH. Foram identificadas também algumas das principais causas de conflitos entre o RH e as demais áreas e o processo de resolução dos mesmos. Os papeis cumpridos são identificados por ambas as áreas, porém algumas falham em reconhecer a sua existência quando indagados sobre o que é esperado de cada área. Conclui-se que o trabalho estratégico da área de recursos humanos deve ser acompanhado por uma campanha de orientação junto aos demais servidores com o fim de reduzir possíveis pré-conceitos e buscar aumentar o nível de colaboração.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons