Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36587
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AmandaMagalhaesGomesDosSantos_tcc.pdf821,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação financeira como influência para participação no mercado de capitais : um estudo com os discentes da Universidade de Brasília
Autor(es): Santos, Amanda Magalhães Gomes dos
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Mercado de capitais
Data de apresentação: 23-Set-2022
Data de publicação: 20-Out-2023
Referência: SANTOS, Amanda Magalhães Gomes dos. Educação financeira como influência para participação no mercado de capitais: um estudo com os discentes da Universidade de Brasília. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o perfil e verificar o grau de influência que a educação financeira tem ao ingresso no mercado de capitais dos alunos da Universidade de Brasília (UnB). Para atingir objetivo foi realizada uma pesquisa a partir do questionário, onde 105 alunos responderam. Através disso pôde ser analisados pontos como perfil socioeconômico, percepção sobre educação financeira, percepção sobre investimentos e qual o perfil de investimentos. Os questionários foram adaptados da pesquisa de Amorim et al. (2018) e Queiroz, Pires e Mazzer (2021). Os resultados mostraram que 68,57% tem entre 21 a 25 anos de idade, além disso, foi evidenciado que os respondentes possuem um bom nível de conhecimento financeiro, pois o nível de acerto foi acima de 89,5%. 61,90% mostraram que a educação financeira influenciou na entrada ao mercado de capitais, evidenciando a importância de ter o conhecimento sobre a área para tomar decisões assertivas sobre como gerir seus recursos financeiros. As redes sociais estão atuando como grandes propagadores da educação financeira 30,48% alegaram que elas proporcionaram o conhecimento financeiro. Sobre os alunos que não investem 41,90% alegaram o fato de não ter conhecimento é um motivo para não ingressar no mercado. Outro fator importante evidenciou que 64,76% das mulheres não investem os seus recursos financeiros, ou seja, ainda é pequena a sua participação no mercado financeiro. Cerca de 53,33% dos respondentes alegaram que não investem e quando foram questionados onde colocariam seus dinheiros para investir 19,05% não responderam, acredita-se que pela falta de conhecimento sobre o assunto não há segurança para escolher um produto para se obter algum retorno financeiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.