Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36577
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsabellaFabbron_JoyceRibeiro_MatheusMoreira_tcc.pdf27,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mapeamento Geológico 1:25.000 Projeto Mara Rosa área II
Autor(es): Fabbron, Isabella Conelian
Ribeiro, Joyce de Souza
Moreira, Matheus José
Orientador(es): Oliveira, Claudinei Gouveia de
Della Giustina, Maria Emília Schutesky
Hauser, Natalia
Vidotti, Roberta Mary
Dantas, Elton Luiz
Viegas, Luís Gustavo Ferreira
Gonçalves, Guilherme de Oliveira
Souza, Valmir da Silva
Assunto: Faixa Brasília (Geologia)
Arco Magmático de Goiás (Geologia)
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: FABBRON, Isabella Conelian; RIBEIRO, Joyce de Souza; MOREIRA, Matheus José. Mapeamento Geológico 1:25.000 Projeto Mara Rosa área II. 2023. 160 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Projeto Mara representa o trabalho final de graduação em geologia daUniversidade de Brasília em 2022, e envolveu cartografia geológica, na escala dedetalhe 1:25 000, realizado no noroeste de Goiás, em região que abrange principalmenteo município de Mara Rosa. A área do projeto foi dividida em 10 subáreas de 60 km² euma de 80 km². O presente relatório corresponde aos resultados da Área II. Dois grandesdomínios geotectônicos, Maciço de Goiás e o Arco Magmático Goiás, foramcartografados durante o mapeamento. As unidades que compõem o Maciço de Goiásforam individualizadas em: Complexo Granulítico Uruaçu; Sequênciametavulcanossedimentar Campinorte; Suíte Pau de Mel, que estão recobertos por rochasmetassedimentares meso-neoproterozoicas do Grupo Serra da Mesa. O ArcoMagmático Goiás (AMG) recobre a maior parte do Projeto e é representado pelasSequências metavulcanossedimentares Mara Rosa (estágio de arco insular) e Sequênciametavulcanossedimentar Santa Terezinha (estágio de arco continental). Oenquadramento litoestratigráfico da ampla diversidade de rochas plutônicas queocorrem na área do AMG, seguiu critérios metamórficos e deformacionais, o queresultou no agrupamento nos seguintes domínios: Plutônicas pré- a sin-tectônicas; ePlutônicas tardi- a pós-tectônicas. As Unidades observadas na Área II, tratadas commaior detalhe neste relatório, são representadas pelas Máfica-Ultramáfica eMetassedimentar Psamo-Pelítica da Sequência Santa Terezinha; pelos OrtognaissesSanta Teresinha e pela intrusiva tardia Plúton Faina. Na Área II essas unidades sãojustapostas por falhas de empurrão e por sistema de transcorrências. Os objetivosatingidos com a realização do mapeamento geológico do Projeto Mara Rosa (2022)confirmaram que se trata e uma área complexa com a superposição de diversos estágiosevolutivos associados ao Arco Magmático de Goiás, segmento Mara Rosa. Foicorroborado que é uma área potencialidade econômica fundamentada, sobretudo, emimportantes ocorrências de rochas ricas em cianita e pirita que são interpretadas comolitocapas dos depósitos tipo pórfiro de Cu-Au. Dessa forma, a área do Projeto MaraRosa se torna um alvo importante para a pesquisa de metais que se associam a ambientesgeológicos de arcos magmáticos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.