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dc.contributor.advisorCelestino, Victor Rafael Rezende-
dc.contributor.authorFerreira, Marcelo de Almeida-
dc.identifier.citationFERREIRA, Marcelo de Almeida. Modelo de precificação de tarifa para a operacionalização do eVTOL: um modelo baseado na Uber. 2023. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractCom o avanço da tecnologia nos últimos tempos, o futuro da mobilidade urbana está cada vez mais próximo de sofrer alterações, pois o conceito de mobilidade urbana aérea surge com o objetivo de utilizar aeronaves do tipo eVTOL para realizar o transporte de pessoas e mercadorias, o qual será mais acessível e terá menor custo que os helicópteros. Portanto, para que os eVTOLs tenham acesso democrático, isto é, maior acessibilidade ao transporte aéreo, é importante que haja um modelo tarifário capaz de competir com outros meios de transporte, como o Uber Black. O presente trabalho tem como objetivo, por meio de uma abordagem exploratória, prototipar um modelo de tarifação para a operacionalização dos eVTOLs. Por meio da análise documental, foram identificados os critérios que compõem a tarifa, como custo fixo, preço base, custo mínimo e outros. Utilizando a gestão de processos e a ferramenta Bizagi Modeler, foi desenvolvido o mapeamento de um modelo autoral dos processos que podem estar envolvidos no cálculo do tempo estimado de chegada (ETA). Também foi mapeado o funcionamento da precificação dinâmica na Uber. Além do mais, foi constatado que o modelo ETA, além de calcular a distância e o tempo estimado da viagem, é fundamental para determinar a tarifa que será aplicada, pois os algoritmos têm a capacidade de prever em tempo real fatores que podem influenciar a tarifa, como a alta demanda, condições adversas e tráfego intenso, possibilitando fazer os ajustes necessários na tarifa. A metodologia utilizada consiste na condução dos doze processos que compõem o método Design Science Research (DSR).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordMobilidade aérea urbanapt_BR
dc.titleModelo de precificação de tarifa para a operacionalização do eVTOL: um modelo baseado na Uberpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-19T16:52:12Z-
dc.date.available2023-10-19T16:52:12Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36561-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1With the advancement of technology in recent times, the future of urban mobility is increasingly close to undergoing changes, as the concept of urban air mobility arises with the objective of using eVTOL aircraft to carry out the transport of people and goods, which which will be more affordable and cost less than helicopters. Therefore, for eVTOLs to have democratic access, that is, greater accessibility to air transport, it is important to have a tariff model capable of competing with other means of transport, such as Uber Black. The present work aims, through an exploratory approach, to prototype a charging model for the operationalization of eVTOLs. Through document analysis, the criteria that make up the tariff were identified, such as fixed cost, base price, minimum cost and others. Using process management and the Bizagi Modeler tool, a mapping of an authorial model of the processes that may be involved in calculating the estimated time of arrival (ETA) was developed. The operation of dynamic pricing at Uber was also mapped. Furthermore, it was found that the ETA model, in addition to calculating the distance and estimated travel time, is essential to determine the fare that will be applied, as the algorithms have the ability to predict in real time factors that may influence the fare. , such as high demand, adverse conditions and heavy traffic, making it possible to make the necessary adjustments to the tariff. The methodology used consists of conducting the twelve processes that make up the Design Science Research (DSR) method.pt_BR
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