Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36559
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarcelaParreira_tcc.pdf609,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Autoconhecimento e criatividade: análise de possíveis relações por meio do ChatGPT
Autor(es): Parreira, Marcela
Orientador(es): Guillaumon, Siegrid
Assunto: Inteligência artificial
Autoconhecimento
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 19-Out-2023
Referência: PARREIRA, Marcela. Autoconhecimento e criatividade: análise de possíveis relações por meio do ChatGPT. 2023. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Ao longo das últimas décadas o número de pesquisas sobre autoconhecimento aumentou, assim como sobre criatividade. Criatividade é algo inerente ao ser humano, assim, todos possuímos certo grau de habilidades criativas que podem ser desenvolvidas e aprimoradas. Uma das maneiras de descrever o autoconhecimento é sendo composto por dois âmbitos, o autoconhecimento interno e o externo que juntos possibilitam compreender como nos vemos e como os outros nos veem. O presente estudo se propõe a compreender possíveis relações entre autoconhecimento e criatividade olhando sobre a perspectiva dos estudantes de Administração da Universidade de Brasília. A metodologia é composta por sete aplicações do questionário e duas rotas distintas para análise, sendo uma delas por meio do ChatGPT, inteligência artificial desenvolvida pela empresa OpenAI. No processo de análise das respostas do questionário o ChatGPT realizou análise de sentimento e categorização sobre possíveis relações entre autoconhecimento e criatividade utilizando Laurence Bardin como base para análise de conteúdo e pesquisa qualitativa. Assim, o ChatGPT analisou 198 respostas, criou 159 categorias e selecionou 111 palavras-chaves das respectivas categorias. Na primeira rota de análise foram desenvolvidas oito principais categorias enquanto as palavras-chaves selecionadas pelo ChatGPT foram agrupadas em sete macrocategorias. Grande parte das categorias desenvolvidas em ambas as rotas destacam reflexos da relação entre autoconhecimento e criatividade reverberando em questões intrapessoais, expressivas, criativas e sinérgicas por meio de categorias e macrocategorias como “Relação dialógica entre autoconhecimento e criatividade”; “Sinergia”; “Expressão e suas formas”; “Autoconhecimento como diferencial para expressar a criatividade”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.