Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Vanessa Cabral | - |
dc.contributor.author | Araújo, Luis Guilherme Pereira | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Luis Guilherme Pereira. Gestão da qualidade hospitalar: um estudo de caso sobre os resultados da implementação da gestão da qualidade em um hospital no Distrito Federal. 2023. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A qualidade se mostra necessária como ferramenta de melhoria nas organizações, e ainda
mais necessária nas instituições hospitalares onde a busca pela excelência no atendimento e
segurança do paciente são objetivos permanentes. Assim, o objetivo deste trabalho foi
analisar os resultados alcançados com a implementação da gestão da qualidade no hospital
em Brasília-DF. Para isso, buscou-se mapear as implicações do selo de qualificação ONA
na organização, colaborador e paciente. O referencial teórico tratou de assuntos referentes
às ferramentas da qualidade, qualidade de serviços e o processo de acreditação hospitalar.
Quanto ao método, a pesquisa foi de caráter exploratório e descritivo, abordagem
qualitativa, e uso de entrevista com roteiro semi-estruturado. Foram entrevistados 6 (seis)
colaboradores que participaram do processo de acreditação hospitalar. Os principais
impactos encontrados na pesquisa foram no planejamento estratégico e nas ferramentas
para atingir o objetivo específico. Além do impacto sobre o norteamento da instituição e
consequentemente no entendimento geral do trabalho com o paciente. Foram verificados
impactos no desempenho e fornecimento de dados; no aumento do nível do trabalho e da
responsabilidade dos colaboradores; e por fim impactou-se a maturidade da organização e
o engajamento da equipe. Portanto, a implementação da qualidade foi benéfica à
organização e seus colaboradores e aos pacientes por meio de processos mais sólidos e pela
qualificação no cuidado e atendimento ao público. As principais contribuições desta é o
incentivo aos hospitais a buscarem a certificação com objetivo de ofertar o melhor ao seu
paciente e não apenas vender uma boa imagem institucional. Além disso, a pesquisa busca
orientar os gestores sobre o percurso da acreditação até a conquista do selo. Ademais,
pesquisas como esta contribuem para a expansão dos estudos sobre a gestão hospitalar no
ambiente acadêmico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão da qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hospitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hospitais - administração | pt_BR |
dc.title | Gestão da qualidade hospitalar: um estudo de caso sobre os resultados da implementação da gestão da qualidade em um hospital no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T16:45:15Z | - |
dc.date.available | 2023-10-19T16:45:15Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36558 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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