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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Miriam de Souza Leão-
dc.contributor.authorBezerra, Lucas Alves-
dc.identifier.citationBEZERRA, Lucas Alves. Socioeducação e luta de classes: a dialética marxista no campo da socioeducação. 2018. 144 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.pt_BR
dc.description.abstractPartindo de uma rica experiência dialética no campo da ação prática, por meio do estágio supervisionado em Serviço Social na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião – UIPSS, localizada no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, como requisito parcial de aprovação da disciplina de Estágio Supervisionado 1 e 2 do curso de Serviço Social na Universidade de Brasília, este estudo propõem uma profunda reflexão teórica, metodológica e conceitual, com as categorias que submergiram nas narrativas críticas construídas através dos relatos de vivência no campo de estágio. Revisa, ainda, a nossa história constitutiva determinante da conjuntura política, avalia os desafios que hegemonicamente imputam-se na realidade social do exercício profissional, no cotidiano institucional, bem como na formação do estudante de Serviço Social que escolhe as unidades de internação da socioeducação como possível campo de estágio. A partir daí este estudo desenha possíveis estratégias para a construção da hegemonia profissional nesse campo complexo e conflitivo, salvaguardando os estudantes que aderem ao campo das unidades de internação, para que não entrem em um processo próprio de mortificação. Numa abordagem marxista, a análise teórica tem caráter qualitativo e se constituí como elemento substancial de construção crítico-reflexiva neste estudo, que assume a ciência materialista histórica e dialético-crítica como aporte metodológico indispensável, para se pensar o fazer profissional do assistente social na socioeducação, questionando e enfrentando a sociabilidade burguesa. Evidentemente, além dos registros de campo, o estudo conta com uma pesquisa criteriosa e radical, avançando, dessa forma, na raiz da questão, e desvelando, portanto, os desafios trazidos pela totalidade histórica, pela correlação de forças e pelos embates ideológicos e políticos inerentes ao campo, em níveis graduais de abstração, a partir de fontes secundárias da produção científica do Serviço Social. A dialética relacional entre socioeducação e a sociedade em sua totalidade, marcam, ainda, a dimensão técnico-operativa dos profissionais do Serviço Social e, por consequência, a consolidação da proposta socioeducativa em sui generis. Na necessidade de alinhar as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa do Serviço Social, em consonância com a dimensão política da profissão, frente à uma crescente onda neoconservadora, que tem, equivocadamente, questionado à corrente hegemônica marxista do Serviço Social nos processos de trabalho no campo da socioeducação, faço do movimento prático-teórico-prático um ensaio conclusivo de direcionamentos possíveis no campo em questão, com vistas à sua efetivação somente por meio da luta de classes, superando o modo de produção capitalista. A partir do golpe de Estado de 2016 e das recorrentes contrarreformas que assolam a classe trabalhadora, tem surgido um obscurantismo que aporta em uma crescente ignorância de tendências nazifascistas, em nossa sociedade, tão amargurada na capitalização da realidade social e reificada pela hegemonia da sociabilidade burguesa e pela sua respectiva moralidade. Atento à essas contradições que geram impactos irreversíveis no processo de formação acadêmica e nos profissionais, este estudo levanta um debate rigorosamente científico, acerca das unidades de internação, como campos de estágio possíveis de transformações objetivas e no resgate histórico da socioeducação para uma compreensão e construção de uma consciência crítica proletária que se atreva à subversão da ordem vigente capitalista.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDialéticapt_BR
dc.subject.keywordSociabilidadept_BR
dc.titleSocioeducação e luta de classes: a dialética marxista no campo da socioeducaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T16:58:55Z-
dc.date.available2023-10-18T16:58:55Z-
dc.date.submitted2018-06-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36473-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Beginning with a rich dialectical experience in the field of practical action, by means of the supervised internship in Social Work at the Provisional Internment Unit of São Sebastião - UIPSS, located in the Penitentiary Complex of Papuda, in the Federal District, as a partial requirement for the approval of the subject Supervised Internship 1 and 2 of the Social Work course at the University of Brasília, this study proposes a profound theoretical, methodological and conceptual reflection, with the categories that submerged in the critical narratives constructed through reports of experience in the field of internship. It also reviews our constitutive history determining the political conjuncture, assesses the challenges that are hegemonically imputed in the social reality of the professional practice, in the institutional daily life, as well as in the formation of the student of Social Work that chooses the correctional facilities of socio-education like possible field of internship. From there, this study draws up possible strategies for building professional hegemony in this complex and conflictive field, safeguarding students who adhere to the field of correctional facilities, so that they do not enter into their own mortification process. In a Marxist approach, the theoretical analysis has a qualitative character and is constituted as a substantial element of critical-reflexive construction in this study, which assumes the critical-dialectical materialist science as an indispensable methodological input, in order to think about the social work of the social worker in the socio-education, questioning and facing bourgeois sociability. Of course, in addition to the field records, the method relies on a careful and radical research, thus advancing a root issue, and thus revealing the challenges brought by the rich, the change of force and the ideological and political embryos inherent to the field at gradual levels of abstraction, from secondary sources of the scientific economics of Social Work. The relational dialectic between socio-education and society in its totality, also mark the technical operative dimension of the Social Work professionals and, consequently, the consolidation of the socio-educational proposal in sui generis. In the need to align the theoretical methodological, ethical-political and technical-operative dimensions of Social Service, in line with the political dimension of the profession, in the face of a growing neoconservative wave, which has erroneously questioned the Marxist hegemonic current of Social Service in the processes of work in the field of socio-education, the practical-theoretical-practical movement makes a conclusive test of possible directions in the field in question, with a view to its realization only through class struggle, overcoming the capitalist mode of production.. Since the coup d'état of 2016 and the recurrent counter-reforms that devastate the working class, there has arisen an obscurantism that contributes in a growing ignorance of Nazi-fascist tendencies in our society, so embittered in the capitalization of social reality and reified by the hegemony of bourgeois sociability and by their respective morality. Considering these contradictions that generate irreversible impacts in the process of academic formation and in the professionals, this study raises a rigorously scientific debate, about the correctional facilities, as possible stages of objective transformations and the historical rescue of the socioeducation for an understanding and construction of a proletarian critical conscience that dares to subvert the existing capitalist order.pt_BR
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