Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Miriam de Souza Leão | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Lucas Alves | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Lucas Alves. Socioeducação e luta de classes: a dialética marxista no campo da socioeducação. 2018. 144 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo de uma rica experiência dialética no campo da ação prática, por meio do estágio
supervisionado em Serviço Social na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião –
UIPSS, localizada no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, como requisito
parcial de aprovação da disciplina de Estágio Supervisionado 1 e 2 do curso de Serviço Social
na Universidade de Brasília, este estudo propõem uma profunda reflexão teórica,
metodológica e conceitual, com as categorias que submergiram nas narrativas críticas
construídas através dos relatos de vivência no campo de estágio. Revisa, ainda, a nossa
história constitutiva determinante da conjuntura política, avalia os desafios que
hegemonicamente imputam-se na realidade social do exercício profissional, no cotidiano
institucional, bem como na formação do estudante de Serviço Social que escolhe as unidades
de internação da socioeducação como possível campo de estágio. A partir daí este estudo
desenha possíveis estratégias para a construção da hegemonia profissional nesse campo
complexo e conflitivo, salvaguardando os estudantes que aderem ao campo das unidades de
internação, para que não entrem em um processo próprio de mortificação. Numa abordagem
marxista, a análise teórica tem caráter qualitativo e se constituí como elemento substancial de
construção crítico-reflexiva neste estudo, que assume a ciência materialista histórica e
dialético-crítica como aporte metodológico indispensável, para se pensar o fazer profissional
do assistente social na socioeducação, questionando e enfrentando a sociabilidade burguesa.
Evidentemente, além dos registros de campo, o estudo conta com uma pesquisa criteriosa e
radical, avançando, dessa forma, na raiz da questão, e desvelando, portanto, os desafios
trazidos pela totalidade histórica, pela correlação de forças e pelos embates ideológicos e
políticos inerentes ao campo, em níveis graduais de abstração, a partir de fontes secundárias
da produção científica do Serviço Social. A dialética relacional entre socioeducação e a
sociedade em sua totalidade, marcam, ainda, a dimensão técnico-operativa dos profissionais
do Serviço Social e, por consequência, a consolidação da proposta socioeducativa em sui
generis. Na necessidade de alinhar as dimensões teórico-metodológica, ético-política e
técnico-operativa do Serviço Social, em consonância com a dimensão política da profissão,
frente à uma crescente onda neoconservadora, que tem, equivocadamente, questionado à
corrente hegemônica marxista do Serviço Social nos processos de trabalho no campo da
socioeducação, faço do movimento prático-teórico-prático um ensaio conclusivo de
direcionamentos possíveis no campo em questão, com vistas à sua efetivação somente por
meio da luta de classes, superando o modo de produção capitalista. A partir do golpe de
Estado de 2016 e das recorrentes contrarreformas que assolam a classe trabalhadora, tem
surgido um obscurantismo que aporta em uma crescente ignorância de tendências
nazifascistas, em nossa sociedade, tão amargurada na capitalização da realidade social e
reificada pela hegemonia da sociabilidade burguesa e pela sua respectiva moralidade. Atento à
essas contradições que geram impactos irreversíveis no processo de formação acadêmica e
nos profissionais, este estudo levanta um debate rigorosamente científico, acerca das unidades
de internação, como campos de estágio possíveis de transformações objetivas e no resgate
histórico da socioeducação para uma compreensão e construção de uma consciência crítica
proletária que se atreva à subversão da ordem vigente capitalista. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dialética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociabilidade | pt_BR |
dc.title | Socioeducação e luta de classes: a dialética marxista no campo da socioeducação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T16:58:55Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T16:58:55Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36473 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Beginning with a rich dialectical experience in the field of practical action, by means of the
supervised internship in Social Work at the Provisional Internment Unit of São Sebastião -
UIPSS, located in the Penitentiary Complex of Papuda, in the Federal District, as a partial
requirement for the approval of the subject Supervised Internship 1 and 2 of the Social Work
course at the University of Brasília, this study proposes a profound theoretical,
methodological and conceptual reflection, with the categories that submerged in the critical
narratives constructed through reports of experience in the field of internship. It also reviews
our constitutive history determining the political conjuncture, assesses the challenges that are
hegemonically imputed in the social reality of the professional practice, in the institutional
daily life, as well as in the formation of the student of Social Work that chooses the
correctional facilities of socio-education like possible field of internship. From there, this
study draws up possible strategies for building professional hegemony in this complex and
conflictive field, safeguarding students who adhere to the field of correctional facilities, so
that they do not enter into their own mortification process. In a Marxist approach, the
theoretical analysis has a qualitative character and is constituted as a substantial element of
critical-reflexive construction in this study, which assumes the critical-dialectical materialist
science as an indispensable methodological input, in order to think about the social work of
the social worker in the socio-education, questioning and facing bourgeois sociability. Of
course, in addition to the field records, the method relies on a careful and radical research,
thus advancing a root issue, and thus revealing the challenges brought by the rich, the change
of force and the ideological and political embryos inherent to the field at gradual levels of
abstraction, from secondary sources of the scientific economics of Social Work. The
relational dialectic between socio-education and society in its totality, also mark the technical operative dimension of the Social Work professionals and, consequently, the consolidation of
the socio-educational proposal in sui generis. In the need to align the theoretical methodological, ethical-political and technical-operative dimensions of Social Service, in line
with the political dimension of the profession, in the face of a growing neoconservative wave,
which has erroneously questioned the Marxist hegemonic current of Social Service in the
processes of work in the field of socio-education, the practical-theoretical-practical movement
makes a conclusive test of possible directions in the field in question, with a view to its
realization only through class struggle, overcoming the capitalist mode of production.. Since
the coup d'état of 2016 and the recurrent counter-reforms that devastate the working class,
there has arisen an obscurantism that contributes in a growing ignorance of Nazi-fascist
tendencies in our society, so embittered in the capitalization of social reality and reified by the
hegemony of bourgeois sociability and by their respective morality. Considering these
contradictions that generate irreversible impacts in the process of academic formation and in
the professionals, this study raises a rigorously scientific debate, about the correctional
facilities, as possible stages of objective transformations and the historical rescue of the socioeducation for an understanding and construction of a proletarian critical conscience that dares
to subvert the existing capitalist order. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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