Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36472
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LuaraMichiFernandesArake_tcc.pdf702,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Serviço social e exercício profissional: uma análise a partir das denúncias da Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Serviço Social - 8º Região/DF
Autor(es): Arake, Luara Michi Fernandes
Orientador(es): Oliveira, Andréia de
Assunto: Assistentes sociais - prática profissional
Assistentes sociais
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 18-Out-2023
Referência: ARAKE, Luara Michi Fernandes. Serviço social e exercício profissional: uma análise a partir das denúncias da Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Serviço Social - 8º Região/DF. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo analisou as características e particularidades das denúncias recebidas pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do Conselho Regional de Serviço Social da 8ª Região (CRESS-DF), bem como os relatórios de visita aplicados durante o período de 2022 a maio de 2023, com intuito de compreender as implicações dessas denúncias no exercício profissional dos assistentes sociais. A pesquisa, realizada por meio de abordagem qualitativa e utilizando pesquisa bibliográfica e documental, investigou os objetos das denúncias, as infrações relacionadas ao exercício profissional e as condições éticas e técnicas identificadas nas visitas, bem como as áreas de atuação profissional correspondentes ao objeto das denúncias. Os resultados revelaram que quase metade das denúncias está relacionada a condições éticas e técnicas, evidenciando problemas e desafios enfrentados pelos profissionais. Além disso, constatou-se que muitos assistentes sociais recebem demandas incompatíveis com suas atribuições e competências, e que apenas metade das instituições visitadas apresentam as condições adequadas para o exercício profissional. Esses resultados ressaltam a importância da atuação da COFI do CRESS-DF na defesa do espaço profissional e na garantia da qualidade do atendimento aos usuários do Serviço Social. Portanto, medidas efetivas devem ser adotadas para fortalecer a fiscalização profissional e implementar a Política Nacional de Fiscalização de forma abrangente, a fim de enfrentar as precarizações do mundo do trabalho e assegurar o Projeto Ético-Político do Serviço Social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.