Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Kênia Augusta | - |
dc.contributor.author | Procópio, Isabela Sousa | - |
dc.identifier.citation | PROCÓPIO, Isabela Sousa. Estado da arte do Serviço Social na Educação Básica: as produções teóricas
após a lei nº 13.935/2019. 2023. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo se propõe a resgatar a histórica relação entre Serviço Social e a
Educação Básica, desde a gênese da profissão até os dias atuais. A
regulamentação da Lei nº 13.935/2019 representa a maior conquista dos
movimentos engajados na luta pela inserção legal de profissionais de Serviço Social
e Psicologia na Política Educacional, logo, este trabalho busca resgatar seu
processo histórico de construção, perpassado por conquistas e resistências. Além
disso, aponta-se as potencialidades dessa relação na emancipação política dos
sujeitos, elencando-se, ainda, estudos e produções intelectuais que vêm sendo
desenvolvidos em torno da temática. Para fins deste estudo, foram realizadas
revisões bibliográficas e pesquisas documentais em bancos de dados, cujas
informações foram sistematizadas a partir do materialismo histórico-dialético de
Marx. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço Social na Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço social | pt_BR |
dc.title | Estado da arte do Serviço Social na Educação Básica: as produções teóricas após a lei nº 13.935/2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T16:56:46Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T16:56:46Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36470 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study proposes to rescue the historical relationship between Social Work and
Basic Education, from the genesis of the profession to the present day. The
regulation of Law nº 13.935/2019 represents the greatest achievement of the
movements engaged in the struggle for the legal insertion of Social Work and
Psychology professionals in Educational Policy, therefore, this work seeks to rescue
its historical process of construction, permeated by achievements and resistance. In
addition, the potential of this relationship in the political emancipation of the subjects
is pointed out, also listing studies and intellectual productions that have been
developed around the theme. For the purposes of this study, bibliographic reviews
and documentary research were carried out in databases, whose information was
systematized from Marx's historical-dialectical materialism. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|