Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Perci Coelho de | - |
dc.contributor.author | Teles, Beatriz de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | TELES, Beatriz de Oliveira. A relação do Serviço Social com a Política de Educação: caminhos para uma aproximação teórico-prática. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O seguinte trabalho teve como objetivo analisar a relação entre a
profissão do Serviço Social e da Política Educacional no Brasil. A partir da problematização
sócio-histórica da Educação enquanto objeto de intervenção teórico-metodológica e
técnico-operativa do Serviço Social, a monografia visou trazer reflexões que combinem as
experiências profissionais e o postulado pelas entidades de representação profissional, através
de mediações baseadas na literatura clássica e atual do Serviço Social. Como procedimento
metodológico, foi empregada a pesquisa bibliográfica aprofundada, com mais de quinze
fichamentos para orientação da escrita. Tem-se como resultado que a aproximação do Serviço
Social está para além das requisições do contexto atual, de exigência legal do Serviço Social
na Educação, através da Lei 13.935 de 2019. Constatou-se que a relação entre Serviço Social
e a Educação tem laços mais estreitos e interessantes do que apenas a inserção
sócio-ocupacional de assistentes sociais na Política de Educação, a partir do entendimento, no
sentido teórico-metodológico, de que a Educação é campo de interesse ético-político do
Serviço Social. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço Social na Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.title | A relação do Serviço Social com a Política de Educação: caminhos para uma aproximação teórico-prática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T16:56:15Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T16:56:15Z | - |
dc.date.submitted | 2023-08-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36469 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following work aimed to analyze the relationship between the profession of Social Work and Educational Policy in Brazil. Based on the socio-historical problematization of education as an object of theoretical-methodological and technical-operational intervention of social work, the monograph sought to bring forth reflections that combine professional experiences and the principles set forth by professional representative entities, through mediations grounded in both classical and current literature of Social Work. As for the methodological procedures, an in-depth bibliographic research was employed, involving over fifteen annotated references to guide the writing process. The results indicate that the connection of Social Work goes beyond the requisites of the current context, including the legal demand for Social Work in education through the brazilian Law 13.935 of 2019. It was observed that the relationship between Social Work and Education holds deeper and more intriguing ties than merely the socio-occupational integration of social workers into Educational Policies. This is understood from a theoretical-methodological standpoint, recognizing that education is a field of ethical-political interest for Social Work. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|