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dc.contributor.advisorCornelli, Gabriele-
dc.contributor.authorNogueira, Pedro Henrique Rodrigues-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Pedro Henrique Rodrigues. Reminescência e aprendizagem no Mênon de Platão. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia pretende analisar o diálogo Mênon de Platão. Importa, sobretudo, como Platão delineia uma conexão entre a reminiscência e a aprendizagem. Para tal feito, abordaremos como o paradoxo erístico inicialmente se apresenta como um obstáculo, mas é solucionado pela explicação da reminiscência, o que possibilita o conhecimento. Em seguida, discorreremos propriamente acerca de como se desenvolve a articulação entre reminiscência e a aprendizagem. Por fim, analisaremos o que constitui a teoria de aprendizagem defendida pela figura de Sócrates, ao passo que, constitui o exercício de aprender, isto é, o exercício de recordar, dado que esses são sinônimos para denominar a teoria de aprendizagem de Platão. Bem como, examinaremos o papel que Sócrates exerce nesse processo de aprendizagem, rompendo com o binarismo mestre-discípulo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPlatãopt_BR
dc.subject.keywordPlatão - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleReminescência e aprendizagem no Mênon de Platãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-18T16:47:20Z-
dc.date.available2023-10-18T16:47:20Z-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36462-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation aims to analyze Plato's dialogue Meno. Above all, it matters how Plato draws a connection between recollection and learning. For this purpose, we will approach how the eristic paradox initially presents itself as an obstacle, but is solved by the explanation of recollection, which makes knowledge possible. Next, we will discuss exactly how the articulation between recollection and learning develops. Finally, we will analyze what constitutes the learning theory defended by the figure of Socrates, while, if it constitutes the exercise of learning, that is, the exercise of remembering, given that these are synonyms to name Plato's theory of learning. As well as, we will examine the role that Socrates plays in this learning process, breaking with the master-disciple binarism.pt_BR
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