Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cornelli, Gabriele | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Pedro Henrique Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Pedro Henrique Rodrigues. Reminescência e aprendizagem no Mênon de Platão. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia pretende analisar o diálogo Mênon de Platão. Importa, sobretudo, como
Platão delineia uma conexão entre a reminiscência e a aprendizagem. Para tal feito,
abordaremos como o paradoxo erístico inicialmente se apresenta como um obstáculo, mas é
solucionado pela explicação da reminiscência, o que possibilita o conhecimento. Em seguida,
discorreremos propriamente acerca de como se desenvolve a articulação entre reminiscência
e a aprendizagem. Por fim, analisaremos o que constitui a teoria de aprendizagem defendida
pela figura de Sócrates, ao passo que, constitui o exercício de aprender, isto é, o exercício de
recordar, dado que esses são sinônimos para denominar a teoria de aprendizagem de Platão.
Bem como, examinaremos o papel que Sócrates exerce nesse processo de aprendizagem,
rompendo com o binarismo mestre-discípulo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Platão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Platão - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Reminescência e aprendizagem no Mênon de Platão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T16:47:20Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T16:47:20Z | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36462 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to analyze Plato's dialogue Meno. Above all, it matters how Plato
draws a connection between recollection and learning. For this purpose, we will approach
how the eristic paradox initially presents itself as an obstacle, but is solved by the explanation
of recollection, which makes knowledge possible. Next, we will discuss exactly how the
articulation between recollection and learning develops. Finally, we will analyze what
constitutes the learning theory defended by the figure of Socrates, while, if it constitutes the
exercise of learning, that is, the exercise of remembering, given that these are synonyms to
name Plato's theory of learning. As well as, we will examine the role that Socrates plays in
this learning process, breaking with the master-disciple binarism. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|