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Título: Avaliação do grau de conhecimento sobre ética em pesquisa envolvendo seres humanos de alunos de graduação de um curso na área de saúde em suas pesquisas e trabalhos científicos
Autor(es): Pereira, Louise Muniz
Orientador(es): Togashi, Marie
Assunto: Pesquisa em saúde
Ética
Comitê de ética em pesquisa com seres humanos (CEP)
Data de apresentação: 28-Nov-2019
Data de publicação: 17-Out-2023
Referência: PEREIRA, Louise Muniz. Avaliação do grau de conhecimento sobre ética em pesquisa envolvendo seres humanos de alunos de graduação de um curso na área de saúde em suas pesquisas e trabalhos científicos. 2019. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Mesmo com tantos avanços em pesquisas envolvendo seres humanos e com as Resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde, que auxiliam no respaldo à pesquisa, os aspectos éticos no ambiente acadêmico ainda têm gerado muitas dúvidas e questionamentos devido à pouca divulgação do trabalho realizado pelo sistema Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Partiu-se da hipótese de que há dificuldade por parte dos alunos de graduação em elaborar e submeter ao CEP trabalhos que envolvam seres humanos e considerar seus aspectos éticos. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi avaliar o grau de informação/conhecimento sobre o comitê de ética em pesquisa com seres humanos (CEP) de alunos de graduação de um curso de graduação na área de saúde na Universidade de Brasília. Para isso foi aplicado um questionário aos alunos voltado aos assuntos que permeiam o CEP. Em seguida, considerando-se as respostas obtidas, foi realizada uma palestra de informação e esclarecimentos sobre CEP e aspectos éticos relevantes. A avaliação da apreensão do conhecimento foi realizada pela aplicação do mesmo questionário após a realização da palestra. Concluiu-se que a falta de conhecimento acerca das noções básicas em ética pesquisa é verídica e a abordagem maior a respeito do assunto à comunidade acadêmica faz-se importante para a formação do discente.
Abstract: Even with so many advances in research involving human beings and with the Resolutions 466/12 and 510/16 of the National Health Council, Brazilian Ministry of Health which supports the research within ethical aspects also in the academic environment. Due to the poor dissemination of the work done by the CEP (Ethics committee on research in Human beings)/Conep (National Commission of Ethics in Research) system, there are still many doubts and questions regarding the theme. Our hypothesis was that it is difficult for undergraduate students to elaborate and submit studies involving human beings to the CEP as well as consider their ethical aspects. Thus, the main objective of this research was to evaluate the degree of knowledge about the CEP in undergraduate students of a course in health science at the University of Brasilia. For this, a questionnaire focused on the issues that permeate the CEP was used. The answers obtained were considered to hold a workshop with the students in order to provide information and clarify the actions of CEP and relevant ethical aspects to be consider on research. The assessment of knowledge apprehension was performed by applying the same questionnaire after the workshop. We concluded that the lack of knowledge about the basics of research ethics is true and a large-scale approach on the theme to the academic community is important for the student´s undergoing vocational training.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2019.
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Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



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