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https://bdm.unb.br/handle/10483/36361
Título: | A produção teórico-científica do Serviço Social sobre a questão agrária brasileira |
Autor(es): | Almeida, Edna de |
Orientador(es): | Elias, Michelly Ferreira Monteiro |
Assunto: | Serviço social - estudo e ensino Reforma agrária Assistentes sociais - formação profissional |
Data de apresentação: | 4-Mai-2022 |
Data de publicação: | 11-Out-2023 |
Referência: | ALMEIDA, Edna de. A produção teórico-científica do Serviço Social sobre a questão agrária brasileira. 2022. 138 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho é analisar a produção científica do Serviço Social sobre
a questão agrária no âmbito dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área
de Serviço Social entre os anos de 1996 a 2021. O espaço temporal foi delimitado a
partir da aprovação das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social de 1996,
que incluem como um elemento de formação a questão agrária. Para tanto, foi
realizado uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter quanti-qualitativo,
utilizando o método materialista histórico-dialético, como forma de contextualizar os
fundamentos sócio-históricos da questão agrária brasileira; analisar a construção do
projeto profissional e dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de
Serviço Social; e examinar a produção científica produzida pelo Serviço Social sobre
a questão agrária brasileira. A partir de levantamento na plataforma Sucupira foram
identificados 36 Programas de Pós-graduação na área de Serviço Social. Identificouse que foram produzidas 7.346 teses e dissertações pelos Programas de PósGraduação, destas 324 se relacionam com a questão agrária e 40 fizeram alguma
conexão entre a questão agrária e o Serviço Social. As regiões Nordeste e Sudeste
concentram o maior número de produções sobre o tema, 146 e 97 trabalhos,
respectivamente. Os dados encontrados indicam que o debate sobre a questão
agrária está presente na produção de conhecimentos do Serviço Social e se expressa
em acordo com o Projeto Ético Político, mas precisa ser ampliada, especialmente no
que diz respeito à atuação dos/das assistentes sociais nessa dimensão. A análise
indicou que a construção assimétrica dos Programas de Pós-Graduação no Brasil, a
negligência do Estado em relação às políticas sociais para o campo, as relações
precárias de trabalho dos/das assistentes sociais nas áreas rurais, impactam
negativamente a produção teórica do Serviço Social sobre a questão agrária e sobre
a atuação profissional nas zonas rurais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018. |
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Aparece na Coleção: | Serviço Social
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