Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EdnaDeAlmeida_tcc.pdf2,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A produção teórico-científica do Serviço Social sobre a questão agrária brasileira
Autor(es): Almeida, Edna de
Orientador(es): Elias, Michelly Ferreira Monteiro
Assunto: Serviço social - estudo e ensino
Reforma agrária
Assistentes sociais - formação profissional
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 11-Out-2023
Referência: ALMEIDA, Edna de. A produção teórico-científica do Serviço Social sobre a questão agrária brasileira. 2022. 138 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar a produção científica do Serviço Social sobre a questão agrária no âmbito dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Serviço Social entre os anos de 1996 a 2021. O espaço temporal foi delimitado a partir da aprovação das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social de 1996, que incluem como um elemento de formação a questão agrária. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter quanti-qualitativo, utilizando o método materialista histórico-dialético, como forma de contextualizar os fundamentos sócio-históricos da questão agrária brasileira; analisar a construção do projeto profissional e dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Serviço Social; e examinar a produção científica produzida pelo Serviço Social sobre a questão agrária brasileira. A partir de levantamento na plataforma Sucupira foram identificados 36 Programas de Pós-graduação na área de Serviço Social. Identificouse que foram produzidas 7.346 teses e dissertações pelos Programas de PósGraduação, destas 324 se relacionam com a questão agrária e 40 fizeram alguma conexão entre a questão agrária e o Serviço Social. As regiões Nordeste e Sudeste concentram o maior número de produções sobre o tema, 146 e 97 trabalhos, respectivamente. Os dados encontrados indicam que o debate sobre a questão agrária está presente na produção de conhecimentos do Serviço Social e se expressa em acordo com o Projeto Ético Político, mas precisa ser ampliada, especialmente no que diz respeito à atuação dos/das assistentes sociais nessa dimensão. A análise indicou que a construção assimétrica dos Programas de Pós-Graduação no Brasil, a negligência do Estado em relação às políticas sociais para o campo, as relações precárias de trabalho dos/das assistentes sociais nas áreas rurais, impactam negativamente a produção teórica do Serviço Social sobre a questão agrária e sobre a atuação profissional nas zonas rurais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.