Título: | O uso de elementos da gamificação no processo de avaliação da aprendizagem : um mapeamento sistemático |
Autor(es): | Barros, Thiago Guimarães |
Orientador(es): | Fernandes, Jorge Henrique Cabral |
Assunto: | Aprendizagem - avaliação Gamificação |
Data de apresentação: | 24-Jul-2023 |
Data de publicação: | 9-Out-2023 |
Referência: | BARROS, Thiago Guimarães. O uso de elementos da gamificação no processo de avaliação da aprendizagem: um mapeamento sistemático. 2023. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Em vista da complexidade da avaliação da aprendizagem e das dificuldades enfrentadas
pelos alunos em relação a ela, o objetivo desta monografia é investigar a literatura re-
cente e mapear estudos que utilizem a gamificação como parte, ou totalidade, do processo
avaliativo em ambientes educacionais. Assim, a metodologia usada neste trabalho para
compreender melhor o uso da gamificação na avaliação da aprendizagem é de caráter explo-
ratório, por meio de um mapeamento sistemático de artigos entre os anos de 2018 a 2023,
em idioma português. Como resultado, foi possível visualizar a maneira como são feitas
as avaliações utilizando elementos gamificados, de acordo com os aspectos levantados. Os
estudos analisados mostraram que podem haver benefícios em fazer a avaliação gamificada
em ambientes educacionais, quando aplicada de forma adequada. Não foram encontrados
artigos no período proposto que tratassem o estresse utilizando a gamificação. O presente
trabalho abre a porta para estudos relacionados ao tema e, assim, o levantamento feito
pode contribuir no processo de avaliação da aprendizagem dos próximos anos ao gerar
reflexão para alternativas e assertividade de todo o processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | In view of the complexity of learning assessment and the difficulties faced by students in
relation to it, the objective of this monograph is to investigate the recent literature and map
studies that use gamification as part, or totality, of the evaluation process in educational
environments. Thus, the methodology used in this work to better understand the use of
gamification in learning assessment is of an exploratory nature, through a systematic
mapping of articles between the years 2018 to 2023, in Portuguese. As a result, it was
possible to visualize the way evaluations are made using gamified elements, according
to the aspects raised. The analyzed studies showed that there may be benefits in doing
the gamified assessment in educational environments, when applied properly. No articles
were found in the proposed period that dealt with stress using gamification. The present
work opens the door to studies related to the theme and, thus, the survey carried out can
contribute to the process of evaluating learning in the coming years by generating reflection
on alternatives and assertiveness of the entire teaching-learning process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.