Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Toledo, Aline Martins de | - |
dc.contributor.author | Segurado, Sabrina Loren Sonia dos Santos | - |
dc.contributor.author | Paiva, Sara Assunção | - |
dc.identifier.citation | SEGURADO, Sabrina Loren Sonia dos Santos; PAIVA, Sara Assunção. Análise das fontes de informação disponíveis na internet sobre atividades de brincar para crianças menores de 1 ano de idade. 2022. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Ceilândia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O desenvolvimento infantil depende de estímulos motores e ambientais que são experimentados durante as atividades de brincar. Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar as informações disponíveis aos pais com relação a informações gerais, desenvolvimento infantil e papel dos pais e informações sobre atividades de brincar para crianças menores de 1 ano, presentes na internet de forma gratuita. Métodos: O estudo é do tipo bibliométrico, cujos dados foram coletados a partir de fontes disponíveis na internet usando o Google. As variáveis do estudo foram codificadas pelas duas pesquisadoras em uma planilha elaborada no Excel. A qualidade das atividades de brincar foi classificada de 0 a 4 pontos. Após isso foi realizada a confiabilidade interexaminadores, posteriormente os dados foram inseridos em uma planilha geral para gerar os resultados. Resultados: Foram encontradas 100 fontes após os critérios de inclusão e exclusão, somando 610 atividades. Dos achados, 52% são websites populares. Para atividades de brincar 71,31% das atividades continha
informação sobre faixa etária, 71,47% tinha presença de uma pessoa (pais/responsável) envolvida na atividade, e 72,45% tinham brinquedos envolvidos. Apenas 12,95% das atividades, a qualidade foi classificada como alta (escore entre 3 e 4). Conclusão: Os websites são capazes de fornecerem informações superficiais sobre informações gerais e atividades de brincar, sendo necessário aperfeiçoar o conteúdo, para torná-lo de maior
qualidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Informação digital | pt_BR |
dc.title | Análise das fontes de informação disponíveis na internet sobre atividades de brincar para crianças menores de 1 ano de idade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T20:38:52Z | - |
dc.date.available | 2023-10-06T20:38:52Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36327 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Cunha, Andrea | - |
dc.description.abstract1 | Introduction: Child development is reliant on motor and environmental stimuli that are experienced during play activities. Objective: The objective of the study was to analyze the information available to parents related to general information, child development and parental role, and information about play activities for children under
1 year old, available on the internet for free. Methods: This is bibliometric study, which data was collected from sources available on the internet using Google. The outcome variables were coded by the two researchers in a spreadsheet using Excel. The quality of play activities was rated from 0 to 4 points. Then, the inter-examiner reliability was performed and the data was entered into a general spreadsheet to generate the results. Results: One hundred sources were found after applying the inclusion and exclusion criteria, with a total of 610 activities. From the findings, 52% are popular websites. For play activities, 71.31% reported an age range, 71.47% had a person present (parents/guardians) involved in the activity, and 72.45% had toys involved. In 12.95% of the activities, the quality was classified as higher quality (score between 3 and 4). Conclusion: Websites are able to provide superficial information about general information and play activities, and it is necessary to improve the content to make it of higher quality. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Fisioterapia
|