Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36322
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AliceDaSilvaDeLima_tcc.pdf762,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do uso de componentes do moodle em uma disciplina introdutória de programação
Autor(es): Lima, Alice da Silva de
Orientador(es): Borges, Vinícius Ruela Pereira
Coorientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Ensino superior
Programação (Computadores)
Plataforma Moodle
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 6-Out-2023
Referência: LIMA, Alice da Silva de. Análise do uso de componentes do moodle em uma disciplina introdutória de programação. 2023. 16 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A primeira disciplina de programação é uma das bases para os cursos de graduação na área de computação, por exercer um papel importante no desenvolvimento da habilidade de programar. De maneira geral, essa disciplina apresenta altas taxas de reprovação tanto no Brasil quanto em outros países, o que tem gerado diversas iniciativas para a promoção de melhorias na metodologia de ensino. Na Universidade de Brasília, a disciplina inicial de programação tem utilizado o Moodle como ambiente de aprendizagem. Esse trabalho apresenta uma análise dos relatórios de atividades disponíveis no Moodle da disciplina inicial de programação, considerando questionários e lições, com o objetivo de entender como os alunos utilizaram esses dois componentes de aprendizagem. Os resultados mostram que a realização dessas tarefas costuma ser mais frequente nas primeiras semanas da disciplina, e acaba diminuindo ao final do semestre. Além disso, quando essas tarefas passam a ser optativas, a participação diminui.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.