Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36319
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_TongZhou_tcc.pdf509,51 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorHolanda, Maristela Terto de-
dc.contributor.authorZhou, Tong-
dc.identifier.citationZHOU, Tong . Análise dos dados do desempenho acadêmico nas matérias de programação no Departamento de Ciência da Computação durante a pandemia. 2023. 27 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractCom o primeiro caso de novo coronavírus no Brasil confirmado em fevereiro de 2020, várias mudanças foram implementadas no modo de ensino de universidades de todo o mundo, entre elas a mudança do ensino presencial ao ensino remoto. Neste contexto, este estudo busca analisar o impacto da pandemia do SARS-Cov2 no rendimento e na aprovação dos alunos das disciplinas introdutórias de Ciência da Computação e Licen- ciatura da Computação da Universidade de Brasília, uma vez que é um fator importante para a permanência destes em seus respectivos cursos. Utilizando dados quantitativos de registros acadêmicos de ambos os cursos, os dados dos alunos durante a pandemia são comparados com os dos semestres anteriores por meio de gráficos. Os resultados deste es- tudo de caso mostram um aumento considerável na média do desempenho acadêmico dos alunos e um leve aumento no número absoluto dos aprovados em disciplinas de primeiro ano e uma leve diminuição na disciplina de segundo ano.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subject.keywordEvasão universitáriapt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - evasãopt_BR
dc.titleAnálise dos dados do desempenho acadêmico nas matérias de programação no Departamento de Ciência da Computação durante a pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-06T13:54:20Z-
dc.date.available2023-10-06T13:54:20Z-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36319-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1With the first case of the new coronavirus in Brazil confirmed in February 2020, several changes were implemented in the teaching methods at universities around the world, in- cluding the change from the face-to-face teaching to the remote teaching. In this context, this study seeks to analyze the impact of the SARS-Cov2 pandemic on the performance and approval of students in the introductory disciplines of Computer Science and Com- puter Science Education at the University of Brasilia, since it is an important factor for their permanence in their respective courses. Using quantitative data from academic records of both courses, student data during the pandemic is compared with that of previous semesters through graphs. The results of this case study shows a considerable increase in the average academic performance of students and a slight increase in the ab- solute number of those approved in first-year subjects and a slight decrease in second-year subjects.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.