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dc.contributor.advisorFernandes, Jorge Henrique Cabral-
dc.contributor.authorCorrêa, Breno Ribeiro-
dc.identifier.citationCORRÊA, Breno Ribeiro. Análise bibliométrica do pensamento computacional na educação. 2023. 139 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDevido à crescente quantidade de trabalhos produzidos sobre sobre o Pensamento Com- putacional (PC) nos últimos anos e observando que uma parte significativa dos estudos na literatura se preocupa com o desenvolvimento do pensamento computacional em con- junto com a educação, este artigo tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica da produção científica relacionada ao desenvolvimento do pensamento computacional no campo educacional, que foi publicada nas principais coleções presentes na base de da- dos Web of Science (WoS). Neste trabalho, a metodologia utilizada para compreender o pensamento computacional na educação é de natureza exploratória, por meio de uma análise bibliométrica de documentos publicados entre 1995 e 2022. Para isso, foram uti- lizadas bases de dados da plataforma WoS e a ferramenta de código aberto Bibliometrix para mapeamento científico. Como resultados, a pesquisa permitiu uma investigação ex- ploratória sobre como as pesquisas científicas são conduzidas em relação ao pensamento computacional no contexto educacional, possibilitando a análise, visualização e interpre- tação dessas informações. Por meio da análise bibliométrica, foi possível concluir que o PC tem prioritariamente sido apresentado aos estudantes através da Linguagem de Pro- gramação Visual (LPV) e Robótica Educacional (RE). Além disso, evidencia os constantes esforços em definir e aplicar o pensamento computacional na educação principalmente nas áreas relacionadas ao Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technol- ogy, Engineering and Mathematics (STEM)). Portanto, considerando a grande quantidade de informações levantadas, este trabalho pode vir a contribuir com futuros estudos que busquem o desenvolvimento do pensamento computacional no campo educacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPensamento computacionalpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnálise bibliométricapt_BR
dc.titleAnálise bibliométrica do pensamento computacional na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-06T13:27:11Z-
dc.date.available2023-10-06T13:27:11Z-
dc.date.submitted2023-05-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36313-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Due the growing amount of work produced on Computational Thinking (CT) in recent years, and observing that a significant portion of studies in literature are concerned with the development of computational thinking in conjunction with education, this article aims an bibliometric analysis of the scientific production related to the development of computa- tional thinking in the educational field, which was published in the main collections present in the Web of Science (WoS) database. In this work, the methodology used to understand computational thinking in education is of an exploratory nature, through a bibliometric analysis of documents published between 1995 and 2022. For this, databases from the WoS platform and the open source tool Bibliometrix were used to scientific mapping. As results, the research allowed an exploratory investigation into how scientific research is conducted in relation to computational thinking in the educational context, enabling the analysis, visualization and interpretation of this information. Through bibliometric anal- ysis, was possible to conclude that computational thinking has primarily been presented to students through the Visual Programming Language (VPL) and Educational Robotics (ER). In addition to highlighting the constant efforts to define and apply computational thinking in education mainly in related areas to Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM). So, considering the large amount of information collected, this work may contribute to future studies that seek the development of computational thinking in the educational field.pt_BR
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