Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Jorge Henrique Cabral | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Breno Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Breno Ribeiro. Análise bibliométrica do pensamento computacional na educação. 2023. 139 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Devido à crescente quantidade de trabalhos produzidos sobre sobre o Pensamento Com-
putacional (PC) nos últimos anos e observando que uma parte significativa dos estudos
na literatura se preocupa com o desenvolvimento do pensamento computacional em con-
junto com a educação, este artigo tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica
da produção científica relacionada ao desenvolvimento do pensamento computacional no
campo educacional, que foi publicada nas principais coleções presentes na base de da-
dos Web of Science (WoS). Neste trabalho, a metodologia utilizada para compreender
o pensamento computacional na educação é de natureza exploratória, por meio de uma
análise bibliométrica de documentos publicados entre 1995 e 2022. Para isso, foram uti-
lizadas bases de dados da plataforma WoS e a ferramenta de código aberto Bibliometrix
para mapeamento científico. Como resultados, a pesquisa permitiu uma investigação ex-
ploratória sobre como as pesquisas científicas são conduzidas em relação ao pensamento
computacional no contexto educacional, possibilitando a análise, visualização e interpre-
tação dessas informações. Por meio da análise bibliométrica, foi possível concluir que o
PC tem prioritariamente sido apresentado aos estudantes através da Linguagem de Pro-
gramação Visual (LPV) e Robótica Educacional (RE). Além disso, evidencia os constantes
esforços em definir e aplicar o pensamento computacional na educação principalmente nas
áreas relacionadas ao Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technol-
ogy, Engineering and Mathematics (STEM)). Portanto, considerando a grande quantidade
de informações levantadas, este trabalho pode vir a contribuir com futuros estudos que
busquem o desenvolvimento do pensamento computacional no campo educacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento computacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise bibliométrica | pt_BR |
dc.title | Análise bibliométrica do pensamento computacional na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T13:27:11Z | - |
dc.date.available | 2023-10-06T13:27:11Z | - |
dc.date.submitted | 2023-05-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36313 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Due the growing amount of work produced on Computational Thinking (CT) in recent
years, and observing that a significant portion of studies in literature are concerned with
the development of computational thinking in conjunction with education, this article aims
an bibliometric analysis of the scientific production related to the development of computa-
tional thinking in the educational field, which was published in the main collections present
in the Web of Science (WoS) database. In this work, the methodology used to understand
computational thinking in education is of an exploratory nature, through a bibliometric
analysis of documents published between 1995 and 2022. For this, databases from the
WoS platform and the open source tool Bibliometrix were used to scientific mapping. As
results, the research allowed an exploratory investigation into how scientific research is
conducted in relation to computational thinking in the educational context, enabling the
analysis, visualization and interpretation of this information. Through bibliometric anal-
ysis, was possible to conclude that computational thinking has primarily been presented
to students through the Visual Programming Language (VPL) and Educational Robotics
(ER). In addition to highlighting the constant efforts to define and apply computational
thinking in education mainly in related areas to Science, Technology, Engineering and
Mathematics (STEM). So, considering the large amount of information collected, this
work may contribute to future studies that seek the development of computational thinking
in the educational field. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Computação
|