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Título: Jogos Gacha : um modelo ético focado em fatores de monetização
Autor(es): Navarro, Rodrigo da Silva
Orientador(es): Ishikawa, Edison
Assunto: Jogos digitais
Monetização
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 6-Out-2023
Referência: NAVARRO, Rodrigo da Silva. Jogos Gacha: um modelo ético focado em fatores de monetização. 2023. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A indústria de jogos rapidamente entendeu que monetizar os seus produtos por uma única vez seria algo limitador. Dessa forma, a presença de mecanismos de monetização tornou- se algo comum em qualquer tipo de jogo. As empresas lucram então na venda do produto base, em publicidades dentro dos seus jogos, em modelos de negócio com subscrição men- sal, e, agora, nas microtransações presentes. Microtransações podem ter fins para serviços, itens cosméticos e saltos significativos de poder (boosts) em detrimento da experiência do usuário, seja por barreiras na progressão de nível, história, poder, como também barreiras na diversão. Assim, surgiu também o modelo Gacha, que apesar de ser um modelo gra- tuito, é constantemente associado a problemas psicológicos em jovens, gambling e vícios. A proposta deste trabalho é então identificar os principais fatores que produzem essas consequências negativas e modelar um simulador que diminui os gastos em jogos Gacha, diminuindo indiretamente os riscos a vícios, problemas econômicos ou psicológicos e man- tendo a viabilidade da indústria. As simulações realizadas indicaram que apesar de uma leve reduzida em receita, um modelo com sistemas de moedas virtuais gratuitas ajuda a reter os jogadores por mais tempo e diminui, indiretamente, os riscos de vícios e apostas.
Abstract: The gaming industry quickly understood that monetizing its products for one time only would be limiting. In this way, the presence of monetization mechanisms has become something common in any type of game. Companies then profit from the sale of the base product, from advertising within their games, from monthly subscription business mod- els, and now, from microtransactions. Microtransactions can have purposes for services, cosmetic items and significant jumps in power (boosts) in detriment of the user experi- ence, whether by barriers in level progression, story-telling, power, as well as barriers in fun. Thus, the Gacha model also appeared, which despite being a free model, is constantly associated with psychological problems in young people, gambling and addictions. The purpose of this work is therefore to identify the main factors that produce these negative consequences and to model a simulator that reduces spending on Gacha games, indirectly reducing the risks of addictions, economic or psychological problems and maintaining the viability of the industry. The simulations indicated that despite a slight reduction in rev- enue, a model with free virtual currency systems helps to retain players for longer and indirectly reduces the risks of addictions and gambling.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
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