Título: | Jogos Gacha : um modelo ético focado em fatores de monetização |
Autor(es): | Navarro, Rodrigo da Silva |
Orientador(es): | Ishikawa, Edison |
Assunto: | Jogos digitais Monetização |
Data de apresentação: | 20-Jul-2023 |
Data de publicação: | 6-Out-2023 |
Referência: | NAVARRO, Rodrigo da Silva. Jogos Gacha: um modelo ético focado em fatores de monetização. 2023. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | A indústria de jogos rapidamente entendeu que monetizar os seus produtos por uma única
vez seria algo limitador. Dessa forma, a presença de mecanismos de monetização tornou-
se algo comum em qualquer tipo de jogo. As empresas lucram então na venda do produto
base, em publicidades dentro dos seus jogos, em modelos de negócio com subscrição men-
sal, e, agora, nas microtransações presentes. Microtransações podem ter fins para serviços,
itens cosméticos e saltos significativos de poder (boosts) em detrimento da experiência do
usuário, seja por barreiras na progressão de nível, história, poder, como também barreiras
na diversão. Assim, surgiu também o modelo Gacha, que apesar de ser um modelo gra-
tuito, é constantemente associado a problemas psicológicos em jovens, gambling e vícios.
A proposta deste trabalho é então identificar os principais fatores que produzem essas
consequências negativas e modelar um simulador que diminui os gastos em jogos Gacha,
diminuindo indiretamente os riscos a vícios, problemas econômicos ou psicológicos e man-
tendo a viabilidade da indústria. As simulações realizadas indicaram que apesar de uma
leve reduzida em receita, um modelo com sistemas de moedas virtuais gratuitas ajuda a
reter os jogadores por mais tempo e diminui, indiretamente, os riscos de vícios e apostas. |
Abstract: | The gaming industry quickly understood that monetizing its products for one time only
would be limiting. In this way, the presence of monetization mechanisms has become
something common in any type of game. Companies then profit from the sale of the base
product, from advertising within their games, from monthly subscription business mod-
els, and now, from microtransactions. Microtransactions can have purposes for services,
cosmetic items and significant jumps in power (boosts) in detriment of the user experi-
ence, whether by barriers in level progression, story-telling, power, as well as barriers in
fun. Thus, the Gacha model also appeared, which despite being a free model, is constantly
associated with psychological problems in young people, gambling and addictions. The
purpose of this work is therefore to identify the main factors that produce these negative
consequences and to model a simulator that reduces spending on Gacha games, indirectly
reducing the risks of addictions, economic or psychological problems and maintaining the
viability of the industry. The simulations indicated that despite a slight reduction in rev-
enue, a model with free virtual currency systems helps to retain players for longer and
indirectly reduces the risks of addictions and gambling. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. |
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