Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36306
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasDeAlmeidaBandeiraMacedo_tcc.pdf4,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre redes neurais no problema da leitura labial automática
Autor(es): Macedo, Lucas de Almeida Bandeira
Orientador(es): Espinoza, Bruno Luiggi Macchiavello
Assunto: Redes neurais convolucionais (Computação)
Leitura labial automática
Inteligência artificial
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 6-Out-2023
Referência: MACEDO, Lucas de Almeida Bandeira. Estudo sobre redes neurais no problema da leitura labial automática. 2023. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo da aplicação de redes neurais no problema da leitura labial de frases completas. O trabalho é baseado nas redes LipNet e LCANet, arquiteturas baseadas em convoluções tridimensionais e redes recorrentes. O estudo se baseia em uma série de ablações, testando formas de pré-processamento dos vídeos, apli- cação de modelos de linguagem no pós-processamento, e as duas arquiteturas citadas. O trabalho mostra que realizar o pré-processamento com um recorte dinâmico traz resulta- dos levemente piores, entre 14% e 16% de piora no WER em alguns casos. A LCANet demonstra resultados superiores à Lipnet, entre 7% e 36%, e com uma convergência muito mais rápida, adquirindo o valor 4 de perda na época 23, 29 épocas antes da LipNet. Por fim, a presença de um modelo de linguagem no pós-processamento traz resultados estri- tamente melhores em todos os casos de teste.
Abstract: The main goal of this work is to study the use of neural networks on the problem of lipreading complete sentences. This work is based on LipNet and LCANet, two neural network architectures based on tridimensional convolutions and recurrent networks. This study is based on a series of ablations over the pre-processing, architecture choices and the use of a language model while decoding the model’s output. THis work shows that using a dynamic crop, opposing to a fixed area crop, yields worse results, between 14% and 16% increase in WER. LCANet outperformed Lipnet, achieving up to 36% better accuracy and a faster convergence, obtaining 4 points of loss in the 23th epoch, 29 epochs faster than LipNet. Finally, the language model brought a strictly better accuracy over every test case.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.