Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36285
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsaqueArielSilvaIsraael_tcc.pdf3,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em uma área Correicional do Ministério da Saúde: a Corregedoria-Geral
Autor(es): Israel, Isaque Ariel da Silva
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Coorientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Qualidade de vida
Qualidade de vida no trabalho
Promoção da saúde
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: ISRAEL, Isaque Ariel da Silva. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em uma área Correicional do Ministério da Saúde: a Corregedoria-Geral. 2023. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A percepção do ser humano em relação ao trabalho afeta diretamente sua Qualidade de Vida e saúde. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em uma área Correicional do Ministério da Saúde. Foi aplicado o questionário IA_QVT a uma amostra de 20 funcionários de diferentes faixas etárias (19 a 51 anos) e gênero (90% feminino e 10% masculino) para compreender suas experiências e percepções sobre a Qualidade de Vida no ambiente de trabalho. A análise dos dados revelou que a maioria dos participantes teve uma percepção positiva da QVT na Corregedoria-Geral do Ministério da Saúde. Os principais aspectos destacados pelos funcionários foram o bom relacionamento com colegas e superiores, reconhecimento pelo trabalho realizado e oportunidades de desenvolvimento profissional. Mas embora existam aspectos positivos, também foram identificados fatores que podem ser melhorados para aumentar a satisfação geral no trabalho dos funcionários, como na concepção dos funcionários que há uma forte cobrança por resultados, sendo um fator de alerta na QVT. Com base nos resultados obtidos, recomenda-se viabilizar a realização de um estudo semelhante em uma empresa do setor privado. Isso permitirá estabelecer um comparativo entre as condições de QVT no setor público e privado, possibilitando uma análise mais aprofundada das diferenças e similaridades entre esses dois ambientes organizacionais. Sugere-se a realização de uma pesquisa que analise a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.