Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36281
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EnnioEduardoFurtadoMoretti_tcc.pdf2,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas de economia circular em indústrias de cimento: um estudo de caso no DF
Autor(es): Moretti, Ennio Eduardo Furtado
Orientador(es): Faria, Emilia de Oliveira
Assunto: Empresas
Economia circular
Cimento
Empresas - práticas sustentáveis
Práticas sustentáveis
Data de apresentação: 14-Jul-2023
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: MORETTI, Ennio Eduardo Furtado. Práticas de economia circular em indústrias de cimento: um estudo de caso no DF. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O concreto é o segundo material mais consumido do mundo, ficando atrás apenas da água. Esse material é composto principalmente por cimento, material básico de construção que é facilmente modelável em seu estado líquido e é duro como pedra em seu estado sólido. A indústria cimenteira é uma das que mais emitem o CO² na atmosfera, onde a produção de 1 tonelada de clínquer (cimento puro) é responsável pela emissão de aproximadamente 900 kg de CO². Logo, torna-se urgente a busca por soluções sustentáveis para a diminuição desse impacto ambiental sem prejudicar o produto final. Alternativas viáveis são encontradas no campo da Economia Circular, uma abordagem baseada no crescimento contínuo, de forma sustentável e regenerativa. Através de revisão bibliográfica e estudo de caso em uma indústria do Distrito Federal, buscou-se analisar as práticas da indústria do cimento a partir dos princípios da Economia Circular. Para o atingimento desse objetivo foram realizadas entrevistas com especialistas de uma indústria de cimento do Distrito Federal, bem como foi analisada a literatura disponível acerca do tema, o que possibilitou compreender práticas de Economia Circular realizadas nas indústrias de cimento. Como resultado notou-se que a busca pela redução de emissão de CO² bem como a realização de práticas sustentáveis é uma realidade urgente para as indústrias cimenteiras, possuindo pressões tanto de agentes governamentais e diretorias, quanto do mercado consumidor, que é ciente de sua cadeia de suprimentos e almeja cada vez mais produtos e soluções sustentáveis. São discutidas as práticas de Economia Circular, bem como suas oportunidades e barreiras de implementação no contexto de indústrias cimenteiras. Como oportunidades para futuros estudos sugere-se que sejam abordados os impactos financeiros e mercadológicos de práticas sustentáveis nas empresas, atestando se a adoção dessas gera ou não impacto na rentabilidade das organizações.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.