Título: | Análise da qualidade de portais de dados abertos governamentais de universidades federais e institutos federais brasileiros |
Autor(es): | Silva, Jessica Ferreira da |
Orientador(es): | Alves, Carlos André de Melo |
Assunto: | Dados abertos Dados Governamentais Abertos (DGA) Instituições de ensino superior |
Data de apresentação: | 13-Jul-2023 |
Data de publicação: | 4-Out-2023 |
Referência: | SILVA, Jessica Ferreira da. Análise da qualidade de portais de dados abertos governamentais de universidades federais e institutos federais brasileiros. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo foi analisar os níveis de qualidade dos portais de Dados Abertos
Governamentais de universidades e institutos federais brasileiros. Realizou-se uma pesquisa
descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra de 55 instituições de
educação superior - IES, sendo 33 universidades federais brasileiras e 22 institutos federais
brasileiros, é não probabilística por acessibilidade aos portais de dados abertos
governamentais das referidas IES. Trataram-se os dados empregando-se análise documental e
análise de conteúdo dos documentos relativos aos portais de dados abertos das IES da
amostra, considerando 18 itens que se distribuem em 3 subíndices (‘Funcional’, ‘Semântico’ e
‘Baseado em Conteúdo’) propostos no estudo de Sáez Martín, Rosario e Pérez (2015).
Empregaram-se estatísticas descritivas e inferenciais nas análises dos dados, com uso dos
Testes Q de Cohran e qui-quadrado. Após exame de 990 itens, os resultados evidenciaram
79,80% dos itens presentes na documentação referente aos portais. Os Subíndices
‘Semântico’, ‘Funcional’ e ‘Baseado em Conteúto’ apresentaram, respectivamente,
percentuais de presença de itens a eles agrupados de 89,55%, 85,45% e 72,32%. Houve
diferenças significativas entre os percentuais de presença dos itens agrupados por subíndice e
entre os percentuais de presença dos itens associados a cada subíndice. Não houve, contudo,
diferenças significativas nos percentuais de presenças dos itens segmentados por tipo de IES,
nem houve diferenças nos percentuais de presença segundo a região em que está localizada a
sede da IES. Espera-se que esta pesquisa auxilie a compreensão do tema por parte dos
acadêmicos, dos gestores dos portais de dados abertos governamentais de IES e dos demais
interessados nos níveis de qualidade dos portais de dados abertos governamentais das
universidades e institutos federais brasileiros. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
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