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Título: Análise da qualidade de portais de dados abertos governamentais de universidades federais e institutos federais brasileiros
Autor(es): Silva, Jessica Ferreira da
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Dados abertos
Dados Governamentais Abertos (DGA)
Instituições de ensino superior
Data de apresentação: 13-Jul-2023
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: SILVA, Jessica Ferreira da. Análise da qualidade de portais de dados abertos governamentais de universidades federais e institutos federais brasileiros. 2023. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi analisar os níveis de qualidade dos portais de Dados Abertos Governamentais de universidades e institutos federais brasileiros. Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra de 55 instituições de educação superior - IES, sendo 33 universidades federais brasileiras e 22 institutos federais brasileiros, é não probabilística por acessibilidade aos portais de dados abertos governamentais das referidas IES. Trataram-se os dados empregando-se análise documental e análise de conteúdo dos documentos relativos aos portais de dados abertos das IES da amostra, considerando 18 itens que se distribuem em 3 subíndices (‘Funcional’, ‘Semântico’ e ‘Baseado em Conteúdo’) propostos no estudo de Sáez Martín, Rosario e Pérez (2015). Empregaram-se estatísticas descritivas e inferenciais nas análises dos dados, com uso dos Testes Q de Cohran e qui-quadrado. Após exame de 990 itens, os resultados evidenciaram 79,80% dos itens presentes na documentação referente aos portais. Os Subíndices ‘Semântico’, ‘Funcional’ e ‘Baseado em Conteúto’ apresentaram, respectivamente, percentuais de presença de itens a eles agrupados de 89,55%, 85,45% e 72,32%. Houve diferenças significativas entre os percentuais de presença dos itens agrupados por subíndice e entre os percentuais de presença dos itens associados a cada subíndice. Não houve, contudo, diferenças significativas nos percentuais de presenças dos itens segmentados por tipo de IES, nem houve diferenças nos percentuais de presença segundo a região em que está localizada a sede da IES. Espera-se que esta pesquisa auxilie a compreensão do tema por parte dos acadêmicos, dos gestores dos portais de dados abertos governamentais de IES e dos demais interessados nos níveis de qualidade dos portais de dados abertos governamentais das universidades e institutos federais brasileiros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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