Título: | Valor da marca e rótulos sustentáveis: um experimento tão doce quanto chocolate! |
Autor(es): | Abdala, Débora Martins |
Orientador(es): | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
Assunto: | Rótulos Rótulos - adequação Marca Marca - valor de mercado |
Data de apresentação: | 21-Jul-2023 |
Data de publicação: | 4-Out-2023 |
Referência: | ABDALA, Débora Martins. Valor da marca e rótulos sustentáveis: um experimento tão doce quanto chocolate! 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O consumo de alimentos sustentáveis é, cada vez mais, incentivado em um contexto de
degradação do meio ambiente. Sendo assim, os rótulos sustentáveis se tornam aliados na
comunicação das marcas com os consumidores, principalmente se elaborados de forma
congruente e intuitiva. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos das
alegações sustentáveis (social ou ambiental) e do formato de apresentação das alegações nos
rótulos (texto ou imagem) no valor da marca de chocolate. Para isso, foi realizado um quase experimento por meio de um questionário online com 384 respondentes, sendo que o chocolate
foi escolhido como produto avaliado na pesquisa. Após a realização da Análise de Covariância
(ANCOVA), a interação direta entre as alegações sustentáveis e o efeito direto dos formatos de
apresentação não foram significativos para o valor da marca, sendo o efeito direto dos formatos
de apresentação significativo apenas para a dimensão exclusividade, na qual o texto foi superior
à imagem. Entretanto, a interação entre as alegações sustentáveis e os formatos de apresentação
das alegações resultou em um aumento da percepção do valor da marca, a partir das dimensões
exclusividade e disposição a pagar por um preço premium, pelo consumidor quando a alegação
ambiental foi apresentada por imagem e a alegação social apresentada por texto. Dessa forma,
esse estudo contribui para a literatura de rótulos sustentáveis e valor da marca, principalmente
para o cenário nacional, devido à escassez de estudos nessa temática. Também contribui com
empresas que buscam aumentar o valor da marca percebido em seus rótulos sustentáveis, com
uma comunicação mais efetiva, além de incentivar empresas que ainda não adotam a
sustentabilidade em seus produtos a começarem. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.