Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36277
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DeboraMartinsAbdala_tcc.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Valor da marca e rótulos sustentáveis: um experimento tão doce quanto chocolate!
Autor(es): Abdala, Débora Martins
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Rótulos
Rótulos - adequação
Marca
Marca - valor de mercado
Data de apresentação: 21-Jul-2023
Data de publicação: 4-Out-2023
Referência: ABDALA, Débora Martins. Valor da marca e rótulos sustentáveis: um experimento tão doce quanto chocolate! 2023. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O consumo de alimentos sustentáveis é, cada vez mais, incentivado em um contexto de degradação do meio ambiente. Sendo assim, os rótulos sustentáveis se tornam aliados na comunicação das marcas com os consumidores, principalmente se elaborados de forma congruente e intuitiva. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos das alegações sustentáveis (social ou ambiental) e do formato de apresentação das alegações nos rótulos (texto ou imagem) no valor da marca de chocolate. Para isso, foi realizado um quase experimento por meio de um questionário online com 384 respondentes, sendo que o chocolate foi escolhido como produto avaliado na pesquisa. Após a realização da Análise de Covariância (ANCOVA), a interação direta entre as alegações sustentáveis e o efeito direto dos formatos de apresentação não foram significativos para o valor da marca, sendo o efeito direto dos formatos de apresentação significativo apenas para a dimensão exclusividade, na qual o texto foi superior à imagem. Entretanto, a interação entre as alegações sustentáveis e os formatos de apresentação das alegações resultou em um aumento da percepção do valor da marca, a partir das dimensões exclusividade e disposição a pagar por um preço premium, pelo consumidor quando a alegação ambiental foi apresentada por imagem e a alegação social apresentada por texto. Dessa forma, esse estudo contribui para a literatura de rótulos sustentáveis e valor da marca, principalmente para o cenário nacional, devido à escassez de estudos nessa temática. Também contribui com empresas que buscam aumentar o valor da marca percebido em seus rótulos sustentáveis, com uma comunicação mais efetiva, além de incentivar empresas que ainda não adotam a sustentabilidade em seus produtos a começarem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.