Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Jesus, Bruna Bezerra de | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Bruna Bezerra de. Investigação do processo de marketing: da inteligência de marketing à adoção de práticas de valor da marca empresarial. 2023. 134 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A identificação do processo de marketing em uma organização tem sido dificultada por
envolver muitas atividades diferentes. Essa dificuldade é intensificada ao considerar que cada
instituição pode ter um processo único, porém muitas vezes com um objetivo em comum:
executar trabalhos que valorizem e prolonguem a marca da empresa no mercado. Realizar
pesquisas detalhadas para identificar essas atividades e entender como os profissionais de
marketing lidam com elas é um desafio. O objetivo geral da pesquisa é investigar se existe
relações envolvidas no processo de marketing que relaciona a inteligência de marketing à
adoção de práticas de valor da marca empresarial. O método utilizado na pesquisa é
correlacional e transversal, usando dados primários sobre a inteligência de marketing da
organização (percepção do gestor acerca do desempenho organizacional anterior, o nível de
profissionalismo da inteligência em marketing da organização e a frequência de uso de
indicadores de marketing), concepção das decisões estratégicas de marketing (efetividade das
decisões estratégicas), e execução das operações em marketing (esforço de cada tipo de
trabalho em marketing executado e adoção de práticas que valorizam a marca empresarial). A
pesquisa foi realizada em diferentes empresas e portes em todo o Brasil, obtendo 103 respostas
válidas. Os resultados desta pesquisa, indicam que há um efeito indireto, mediado por essas
etapas, e o modelo de pesquisa explica 42,1% das atividades de adoção de práticas de valor da
marca empresarial. Ou seja, apresentou a existência de relações que estão envolvidas no
processo de marketing que relaciona a inteligência de marketing à adoção de práticas de valor
da marca empresarial. Assim, a pesquisa identifica um processo comum de marketing, de quais
práticas devem adotar para ter uma melhor valorização da marca empresarial, e o impacto
individual de cada etapa nesse processo. A pesquisa ainda propõe formas de identificar essas
etapas nas organizações, por meio de medidas de conteúdo validadas estatisticamente
(validação convergente e discriminante). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing - métricas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marca | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marca - valor de mercado | pt_BR |
dc.title | Investigação do processo de marketing: da inteligência de marketing à adoção de práticas de valor da marca empresarial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T18:40:04Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T18:40:04Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36276 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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