Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Koike, Carla Maria Chagas e Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Dal Moro, Rafael Mascarenhas | - |
dc.identifier.citation | DAL MORO. Rafael M. Método de planejamento de objetos de aprendizagem em robótica educacional para educação básica. 2023. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propôs um método de planejamento de Objetos de Aprendizagem com
elementos de Robótica Educacional para professores da Educação Básica. O estudo de-
senvolveu, como proposta de promoção da aprendizagem significativa, um artefato em fase
de protótipo e outro em fase de conceito, além de ter documentado e testado qualitativa-
mente o processo de planejamento proposto. Por meio de um estudo de caso qualitativo,
foi observado o potencial engajador e interdisciplinar inerente a abordagens práticas de
ensino, que incorporam a construção, utilização e melhoria de projetos de robótica nas
dinâmicas de aprendizagem. Os resultados obtidos também denotaram potencial grau de
aceitabilidade e viabilidade por parte do método desenvolvido. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - capacitação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Robótica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Método de planejamento de objetos de aprendizagem em robótica educacional para educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T14:20:26Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T14:20:26Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36269 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Viana, Dianne Magalhães | - |
dc.description.abstract1 | This work proposed a method of planning Learning Objects with elements of Educational
Robotics for Basic Education teachers. As a proposal to promote meaningful learning, the
study developed an artifact in the prototype phase and another in the concept phase, in ad-
dition to documenting and qualitatively testing the proposed planning process. Through
a qualitative case study, the engaging and interdisciplinary potential inherent in practical
teaching approaches was observed, incorporating the construction, use, and improvement
of robotics projects in the learning dynamics. The results also denoted a potential degree
of acceptability and viability on the part of the developed method. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
|