Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36246
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MillenaTherezaCavalcanteCizilio_tcc.pdf367,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Transtorno do espectro autista : revisão bibliográfica sobre atividades psicomotoras com crianças
Autor(es): Cizilio, Millena Thereza Cavalcante
Orientador(es): Santos, Cláudia Maria Goulart dos
Assunto: Autismo em crianças
Crianças autistas - aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 3-Out-2023
Referência: CIZILIO, Millena Thereza Cavalcante. Transtorno do espectro autista: revisão bibliográfica sobre atividades psicomotoras com crianças. 2023. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O autismo infantil envolve alterações leves, moderadas e severas nas áreas de socialização, comunicação e cognição. A Psicomotricidade vai se relacionar com o indivíduo por meio do movimento de suas ações e sentimentos, que objetiva uma relação integral entre o emocional, físico e cognitivo. Estimular o aspecto psicomotor não precisa ser algo maçante para as crianças, essa prática pode ser passada através de atividades lúdicas que despertarão, nas crianças, o interesse por desenvolver seus movimentos com base na consciência e na percepção de cada uma delas. O presente estudo teve como ponto de partida realizar uma busca em bases de dados como "Mendeley" e "Google Acadêmico" para encontrar publicações sobre intervenções psicomotoras com crianças autistas. Os critérios incluíam artigos ou revistas publicadas em português e inglês., onde houve melhoras nos aspectos motores e biopsicossociais, equilíbrio, consciência corporal, capacidades motoras finas e afetivas.
Abstract: Childhood autism involves mild, moderate, and severe alterations in the areas of socialization, communication, and cognition. Psychomotricity will relate to the individual through the movement of his actions and feelings; it aims to have an integral relationship between the emotional, physical, and cognitive. Stimulating the psychomotor aspect does not need to be something boring for children, this practice can be passed on through playful activities that will awaken in them the interest for developing their movements based on the awareness and perception of each one of them. The present study had as a starting point to perform a search in databases such as "Mendeley" and "Google Scholar" to find publications on psychomotor interventions with autistic children. The criteria included articles or journals published in Portuguese and English. Despite the small amount of material found, the results were positive regarding the types of psychomotor interventions applied in the present studies, where there were improvements in motor and biopsychosocial aspects, balance, body awareness, fine motor skills, and affective skills.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.