Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36229
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RildoSilvaJunior_LucasMendes_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias para a rápida perda de peso de atletas amadores de taekwondo do Distrito Federal : um estudo exploratório
Autor(es): Silva Junior, Rildo e
Mendes, Lucas Freitas da Silva
Orientador(es): Safons, Marisete Peralta
Assunto: Artes marciais
Perda de peso
Emagrecimento
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 2-Out-2023
Referência: SILVA JUNIOR, Rildo e; MENDES, Lucas Freitas da Silva. Estratégias para a rápida perda de peso de atletas amadores de taekwondo do Distrito Federal: um estudo exploratório. 2023. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo obter um maior conhecimento acerca do perfil dos atletas amadores de taekwondo do distrito federal e a rápida perda de peso, trabalhando com o perfil dos atletas através de um questionário RWLQ online adaptado, analisando e comparando os resultados obtidos com artigos científicos e livros. 52 atletas amadores de taekwondo preencheram o questionário, sendo que este tinha como pré-requisito que apenas atletas em atividade competitiva o respondesse. A maioria dos atletas indicaram que sofreram influência considerável do seu treinador, para realizar rápida perda de peso. Entre os atletas que realizam a rápida perda de peso, a maior parte o faz, aumentando o nível de exercícios e treinando e locais quentes. Aumento da Frequência cardíaca e dores de cabeça após a rápida perda de peso foram os principais sintomas assinalados. Foi concluído que para direcionar aconselhamentos a atletas de luta, mais estudos são necessários para acompanhar a condição deles por mais tempo e avaliar o impacto das estratégias de emagrecimento não somente sobre suas performances esportivas, mas também sobre seu bem-estar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.