Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DaianyRodrigues_GabrielDeMedeiros_tcc.pdf394,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise sazonal dos casos e óbitos por Covid-19 entre pessoas idosas no Distrito Federal, Brasil
Autor(es): Rodrigues, Daiany da Silva
Medeiros, Gabriel Perali de
Orientador(es): Safons, Marisete Peralta
Coorientador(es): Silva, Fabiana Medeiros de Almeida
Assunto: Morte
Covid-19
Idosos - saúde
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 2-Out-2023
Referência: RODRIGUES, Daiany da Silva; MEDEIROS, Gabriel Perali de. Análise sazonal dos casos e óbitos por Covid-19 entre pessoas idosas no Distrito Federal, Brasil. 2022. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: A pandemia por covid-19 se configura como o maior desafio para saúde pública do século XXI e as pessoas idosas são as mais vulneráveis e propensos a piores desfechos. Elementos do clima e sazonalidade podem influenciar a presença do SARS-CoV-2 em determinadas estações do ano. Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico dos casos e óbitos por covid-19 entre as pessoas idosas no Distrito Federal, Brasil, segundo variação sazonal das estações do ano. Método: Estudo ecológico descritivo no Distrito Federal e suas regiões de saúde, a partir de dados secundários do Ministério da Saúde Brasil dos casos e óbitos confirmados pela doença, por idade (≥60 anos), local de residência (regiões de saúde) e data de registro (primavera de 2021 ao inverno de 2022). Foram calculadas as taxas de incidência e de mortalidade, utilizando a constante 10.000. Resultados: Durante o período analisado, foram registrados 44.103 casos confirmados de covid-19 entre a população estudada, com maior taxa de incidência durante o verão (574,0/10.000) e 944 óbitos, com maior taxa de mortalidade durante a primavera (13,1/10.000). Conclusão: Os resultados mostram, que o número de casos e óbitos por covid-19 podem sofrer alterações em número, segundo a variação sazonal das estações do ano. Portanto, este estudo fornece informações importantes que poderão servir para aprimorar o sistema organizacional com estratégias de combate à pandemia no local do estudo e em outras áreas tropicais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.