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Título: Treinamento de força em adolescentes depressivos/ansiosos : uma revisão integrativa
Autor(es): Fonseca, Alexandre Machado
Fleury, Victor Coutinho
Orientador(es): Araújo, Nayara Costa
Assunto: Depressão
Musculação
Exercícios físicos
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 2-Out-2023
Referência: FONSECA, Alexandre Machado; FLEURY, Victor Coutinho. Treinamento de força em adolescentes depressivos/ansiosos: uma revisão integrativa. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O treinamento resistido é uma atividade física que engloba a contração de músculos específicos contra uma resistência, apresentando como resultado a liberação de diversos hormônios (adrenalina, noradrenalina), neurotransmissores, aumento do gasto energético e melhora de valências físicas. Este, é visto como uma ferramenta ampla no que tange a melhora da qualidade de vida, do condicionamento, além de prevenção e melhora do quadro de diversas doenças, incluindo depressão e ansiedade. Entretanto, ainda é inconclusivo sobre como esse tipo de treinamento pode afetar quadros depressivos/ansiosos em adolescentes. Dito isso, a presente revisão teve como principal objetivo verificar como o treinamento de força pode impactar em adolescentes e jovens que foram diagnosticados com transtorno de humor como depressão e/ou ansiedade. resistido. Foram utilizados os bancos de dados da PubMed, Scielo, Plataforma Capes, Scopus e LILACS. A busca resultou em 187 artigos que foram selecionados para realização do estudo. De todos os artigos encontrados, 129 foram excluídos com base no título, 21 foram excluídos após a leitura do resumo por não se enquadrarem dentro do tema do estudo, 16 artigos foram lidos na integra, a partir dos critérios de elegibilidade, 6 destes artigos foram selecionados para a revisão. Após levantamento de todos os dados, foi concluído que adolescentes depressivos/ansiosos podem se beneficiar do treinamento com pesos, obtendo melhora do quadro patológico. O quanto essa melhora é significativa e efetiva, ainda não está consolidado, devido a limitação dos estudos (público, comitê de ética e cultural) e pouco material na literatura. Assim, a validação do treinamento como ferramenta complementar ao tratamento dessas doenças deve ser edificada para maiores conclusões.
Abstract: Resistance training is a physical activity that involves the contraction of specific muscles against resistance, resulting in the release of various hormones (adrenaline, noradrenaline), neurotransmitters, an increase in energy expenditure, and improvement of physical characteristics. It is seen as a broad tool in terms of improving quality of life, conditioning, and preventing and improving various diseases, including depression and anxiety. However, it is still inconclusive as to how this type of training can affect depressive/anxiety disorders in adolescents. With that said, the main objective of this review was to investigate how strength training can impact adolescents and young people who have been diagnosed with mood disorders such as depression and/or anxiety. The PubMed, Scielo, Capes Platform, Scopus and LILACS databases were used. The search resulted in 187 articles that were selected for the study. Of all the articles found, 129 were excluded based on the title, 21 were excluded after reading the abstract for not fitting within the study theme, 16 articles were read in full, from the eligibility criteria, 6 of these articles were selected for the review. After collecting all the data, it was concluded that depressive/anxious adolescents can benefit from weight training, improving the pathological condition. How much this improvement is significant and effective is not yet consolidated, due to the limitation of studies (population, ethics committee, and culture) and little material in the literature. Therefore, validation of training as a complementary tool for treating these diseases should be built for further conclusions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
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