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Título: Mulheres negras no esporte : a interseccionalidade entre raça e gênero na educação física escolar
Autor(es): Souza, Karla Beatriz Gomes de
Orientador(es): Almeida, Dulce Maria Filgueira de
Assunto: Educação física escolar
Mulheres negras
Mulheres - esporte
Mulheres atletas
Data de apresentação: 23-Jan-2023
Data de publicação: 2-Out-2023
Referência: SOUZA, Karla Beatriz Gomes de. Mulheres negras no esporte: a interseccionalidade entre raça e gênero na educação física escolar. 2023. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os conteúdos transversais, nos quais se inscreve a interseccionalidade entre raça e gênero, são de suma importância na formação humana, crítica e socialmente referenciada no contexto escolar. Nesse escopo, este trabalho de conclusão de curso tem como foco questionar “como a interseccionalidade de raça e gênero se faz presente como conteúdo transversal nas aulas de educação física e se como a interseccionalidade influencia na participação dos estudantes (de ambos os gêneros) nas aulas práticas dessa disciplina”. Outro objetivo é analisar essas questões em aulas de Educação Física lecionadas numa escola pública do Distrito Federal. A metodologia utilizada consiste de natureza qualitativa, de caráter descritivo, por meio do estudo de campo, tendo como técnicas aplicação de questionário, que será complementado pela observação direta, com anotações em diário de campo. O lócus da investigação é uma escola pública de ensino médio do Distrito Federal, situada no Plano Piloto de Brasília/DF. Os participantes da pesquisa são estudantes do ensino médio, numa faixa-etária compreendida entre 17 e 19 anos, de ambos os gêneros. A partir da análise dos questionários, pôde-se perceber que a percepção das meninas é de que a opressão de gênero interfere mais na adesão das aulas de Educação Física do que a opressão de raça e que o debate acerca dos conteúdos transversais são pouco debatidos nas aulas desse componente curricular.
Abstract: The transversal contents, in which the intersectionality between race and gender is inscribed, are of big importance in the human, critical and socially referenced formation in the school context. In this scope, this course conclusion work focuses on questioning “how the intersectionality of race and gender is present as a transversal content in physical education classes and if how intersectionality influences the participation of students (of both genders) in classes practices of that discipline”. Another objective is to analyze these issues in Physical Education classes taught in a public school in Distrito Federal, Brazil. The methodology used will be of a qualitative, descriptive nature, through field study, with the application of a questionnaire as techniques, which will be complemented by direct observation, with notes in a field diary. The locus of the investigation is a public high school in the Distrito Federal, located in the Plano Piloto of Brasília. The research participants are high school students, aged between 17 and 19 years old, of both genders. From the analysis of the questionnaires, it could be noticed that for the girls, gender oppression interferes more in the adherence to Physical Education classes than race oppression and that the debate about the transversal contents is little discussed in the classes of this curricular component .
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
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