Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3622
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JetroCoutinhoMissias.pdf977 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de evidências de bolhas de preços no mercado imobiliário residencial de Brasília – Distrito Federal no período de março de 2010 a agosto de 2011
Autor(es): Missias, Jetro Coutinho
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Mercado imobiliário - preços
Mercado imobiliário - Brasília (DF)
Investimentos imobiliários
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 28-Mai-2012
Referência: MISSIAS, Jetro Coutinho. Análise de evidências de bolhas de preços no mercado imobiliário residencial de Brasília – Distrito Federal no período de março de 2010 a agosto de 2011. 2011. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O fenômeno das bolhas de preços fascina tanto acadêmicos quanto práticos, além de estar no imaginário das pessoas que se interessam minimamente por economia. Devido a todos os problemas possíveis que podem decorrer desse fenômeno, a existência de bolha de preços em qualquer mercado, geralmente, é um assunto de grande importância seja para os investidores atuais e potenciais, para os governantes, para os reguladores ou, no caso de bolha de preços no setor imobiliário, o cidadão comum que pretende adquirir sua casa própria. Este trabalho procurou identificar se há evidências de bolha de preços no setor imobiliário de Brasília por meio do modelo proposto por Jorgenson. Adicionalmente, foram criados alguns índices para acompanhar a evolução dos preços por metro quadrado na região de Brasília (Asa Norte, Asa Sul e Sudoeste) e na Região de Brasília – Águas Claras (Asa Norte, Asa Sul, Sudoeste e Águas Claras). Os resultados foram ainda reforçados pela análise do preço fundamental dos ativos. Encontrou-se evidência de bolha de preços no setor no período de março de 2010 a agosto de 2011.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons