Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Alan Ricardo da | - |
dc.contributor.author | Schlemper, Bernardo Nogueira | - |
dc.contributor.author | Nunes, Bruno Ouriques de Lima Nogueira | - |
dc.identifier.citation | SCHLEMPER, Bernardo Nogueira; NUNES, Bruno Ouriques de Lima Nogueira. Análise da localização das empresas de transporte rodoviário de carga no Distrito Federal. 2011. ix, 55 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2011. | en |
dc.description.abstract | O Transporte Rodoviário de Carga (TRC) representa atualmente o modo de transporte mais utilizado no Brasil, sendo sua parcela na matriz de transportes igual a 61,1%. Isso pode ser explicado por suas vantagens quando comparado com outros tipos de transporte, tal como a possibilidade de entrega na porta do comprador e a facilidade de embarque e desembarque de mercadorias. Sendo assim, informações sobre as características do TRC, assim como identificar quais fatores influenciam sua distribuição espacial são de fundamental importância para os interessados nessa forma de transporte. A distribuição espacial da frota de veículos responsável por esse modo de transporte normalmente é influenciada por características regionais, como a existência de portos e rodovias, ou locais onde são produzidos determinados produtos, o que nos permite armar que o espaço geográfico é um fator determinante para tal distribuição. Assim, modelos estatísticos convencionais não são os mais adequados para a avaliação de tais eventos, visto que não permitem a utilização desse espaço associado a outras variáveis aleatórias na análise. O presente trabalho apresenta uma análise referente a localização das empresas de TRC no Distrito Federal através do processo de analise pontual, visando assim observar se a distribuição espacial dessas empresas apresenta algum padrão definido ou se está disposta de maneira aleatória. Para tal m, avaliou-se não somente a distribuição das empresas mas também como estão dispostos cada tipo de veículo de TRC no território do Distrito Federal. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Transporte rodoviário de carga | en |
dc.subject.keyword | Análise espacial (Estatística) | en |
dc.title | Análise da localização das empresas de transporte rodoviário de carga no Distrito Federal | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2012-05-28T13:13:56Z | - |
dc.date.available | 2012-05-28T13:13:56Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-28T13:13:56Z | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3621 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3621 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Estatística
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