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dc.contributor.advisorGoulart, Cláudia Maria-
dc.contributor.authorQueiroz, Sabrina Alves de-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Sabrina Alves de. Testes psicológicos podem ajudar a melhorar o desempenho de atletas universitários?: uma revisão integrativa da literatura. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A psicologia do esporte está cada vez mais ampliada em seus horizontes, conquistando um espaço dentro da ciência, se aproximando de outras áreas, porém mantendo suas especificações. Dessa forma, testes psicológicos são utilizados recorrentemente para preparação de atletas no âmbito do esporte de alto rendimento. Objetivo: Identificar os principais testes psicológicos utilizados para ajudar a melhorar o desempenho de atletas universitários. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Artigos científicos a respeito da temática foram acessados nas bases de dados; Scientific Electronic Library Online (Scielo), Pubmed/MEDLINE e PsycINFO. Os seguintes descritores foram utilizados, em língua inglesa, em concordância com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH): “athlete”, “sport”, “psychology”, “motivation” e “test”. Resultados: A partir da busca de estudos nas bases eletrônicas, obtiveram-se em um primeiro momento 352 estudos. Após classificação através de consulta ao resumo e leitura completa para correspondência aos critérios de elegibilidade, resultaram em 7 estudos finais. Uma nova busca foi realizada nos repositórios Google Acadêmico e ResearchGate, com adição de 3 estudos. Dessa forma, para análise final, obtiveram-se 10 estudos. Discussão: Os testes identificados nestes estudos foram tabulados, isto permitiu uma visão integrativa dos diferentes tipos de testes psicológicos adotados no contexto esportivo. A partir do problema de pesquisa proposto, isto é, “quais testes psicológicos são utilizados para ajudar a melhorar o desempenho de atletas universitários?”, obtiveram-se dados importantes em relação aos principais testes adotados pela literatura nacional e internacional. Conclusão: O uso de testes psicológicos pode ajudar a melhorar o desempenho de atletas universitários, desde que utilizados em associação a uma rotina de treinamentos direcionado a metas e objetivos dos atletas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEsportes - aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.keywordNeuropsicologiapt_BR
dc.subject.keywordAtletaspt_BR
dc.titleTestes psicológicos podem ajudar a melhorar o desempenho de atletas universitários? : uma revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-02T13:59:59Z-
dc.date.available2023-10-02T13:59:59Z-
dc.date.submitted2023-07-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36219-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoOlegário, Raphael Lopes-
dc.description.abstract1Introduction: Sport psychology is increasingly expanding its horizons, conquering a space within science, approaching other areas, but maintaining its preferences. Thus, psychological tests are recurrently used for the preparation of athletes in the context of high-performance sports. Objective: To identify the main psychological tests used to help improve the performance of college athletes. Methods: This is a qualitative and exploratory study, through a bibliographical research. Scientific articles on the subject were accessed in the databases; Scientific Electronic Library Online (Scielo), Pubmed/MEDLINE and PsycINFO. The following descriptors were used, in English, in accordance with the Health Sciences Descriptors (DeCS) and Medical Subject Headings (MeSH): “athlete”, “sport”, “psychology”, “motivation” and “test”. Results: From the search for studies in electronic databases, 352 studies were initially obtained. After sorting through consultation of the abstract and full reading to match the eligibility criteria, they resulted in 7 final studies. A new search was performed in the Google Scholar and ResearchGate repositories, with the addition of 3 studies. Thus, for final analysis, 10 studies were obtained. Discussion: The testicles identified in these studies were tabulated, that is to allow an integrative view of the different types of psychological testicles adopted in the sporting context. From the proposed research problem, that is, “which psychological tests are used to help improve the performance of university athletes?”, important data were obtained in relation to the main tests adopted by the national and international literature. Conclusion: The use of psychological tests can help to improve the performance of college athletes, as long as they are used in association with a training routine aimed at the goals and objectives of the athletes.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



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