Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36213
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MaelenCristinaFerreiraSilva_tcc.pdf444,55 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDullius, Jane-
dc.contributor.authorSilva, Maelen Cristina Ferreira da-
dc.identifier.citationSILVA, Maelen Cristina Ferreira da. A visão de pais de estudantes com diabetes mellitus acerca dos cuidados nas aulas de educação física. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO adequado manejo da diabetes tipo 1 tem se tornado um desafio, principalmente para os pais de crianças e adolescentes no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho foi identificar, na perspectiva dos pais de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, os fatores que os preocupam em relação à escola e às aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa. Participaram da pesquisa 116 responsáveis. Os dados para este estudo foram coletados por meio de questionário semiestruturado, feito online no site do Google Forms. Os resultados permitiram concluir que os pais apontaram como fatores que causam preocupação no ambiente escolar: falta de preparo da equipe escolar; falta de interesse em adquirir conhecimento; ocorrência de episódios de hipoglicemia ou hiperglicemia durante as aulas de Educação Física e exclusão por conta da diabetes. Foi evidenciada a necessidade de maior preparo da equipe escolar. Segundo depoimentos dos pais, ter o apoio da escola e uma equipe escolar preparada evitaria estresse e preocupação. O professor de Educação Física deve ser preparado para reconhecer episódios de hipoglicemia e hiperglicemia, pois é nas aulas de Educação Física que os alunos estão expostos a maiores riscos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiabetes - tratamentopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordDiabetes em criançaspt_BR
dc.subject.keywordDiabetes em adolescentespt_BR
dc.titleA visão de pais de estudantes com diabetes mellitus acerca dos cuidados nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-02T12:46:12Z-
dc.date.available2023-10-02T12:46:12Z-
dc.date.submitted2022-09-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36213-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The proper management of type 1 diabetes has become a challenge, especially for parents of children and adolescents in the school environment. The objective of this study was to identify, from the perspective of parents of children and adolescents with type 1 diabetes, the factors that concern them in relation to school and Physical Education classes. This is a qualitative and quantitative research. 116 guardians participated in the research. Data for this study were collected through a semi-structured questionnaire, carried out online on the Google Forms website. The results allowed us to conclude that the parents pointed out as factors that cause concern in the school environment: lack of preparation of the school team; lack of interest in acquiring knowledge; occurrence of episodes of hypoglycemia or hyperglycemia during Physical Education classes and exclusion due to diabetes. The need for greater preparation of the school team was evidenced. According to the parents' statements, having the support of the school and a prepared school team would avoid stress and worry. The Physical Education teacher must be prepared to recognize episodes of hypoglycemia and hyperglycemia, as it is in Physical Education classes that students are exposed to greater risks.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.