Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Alice Melo | - |
dc.contributor.author | Fagundes, Simone Souza | - |
dc.identifier.citation | FAGUNDES, Simone Souza. A prática experimental: extração de DNA aplicada ao ensino básico na rede pública de Goiânia. 2021. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho aplicamos uma atividade de investigação em ciências, metodologia que requer uma problematização, sistematização e contextualização em sua aplicação. Foi utilizada a temática da genética e proposta uma atividade experimental para extração da molécula de Ácido Desoxirribonucleico (DNA), visto que é um tema que gera muitas dúvidas aos estudantes e com auxílio de métodos inovadores despertam a curiosidade e instigam ao conhecimento. A proposta foi aplicada em uma Escola Estadual de região periférica de Goiânia com 60 alunos. O procedimento metodológico se deu em cinco etapas de aplicação: inicialmente a apresentação da proposta com a realização de um teste Kahoot onde o conhecimento prévio dos alunos teve muita relevância; a partir das questões em um segundo momento ocorreu a reflexão e discussão entre eles o
que se torna enriquecedor no processo investigativo; posteriormente a extração de DNA com o vegetal escolhido, que previamente foi demonstrado o procedimento e as possibilidades aos alunos; nesse quarto momento a contextualização faz sentido em todo o contexto e se faz presente; e finalmente para fechar todo o processo, é aplicado um formulário com as questões principais do processo de execução da extração do DNA. Conclui-se que sem dúvida a metodologia aplicada envolve mais os alunos e torna o ensino mais gostoso e correspondido, porém mais estudos e aplicações são necessários uma vez há uma carência de conhecimentos básicos muito grande dos alunos, principalmente da rede pública de ensino. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Genética | pt_BR |
dc.title | A prática experimental : extração de DNA aplicada ao ensino básico na rede pública de Goiânia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-28T20:05:28Z | - |
dc.date.available | 2023-09-28T20:05:28Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36201 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this work we apply a science research activity, a methodology that requires problematization, systematization and contextualization in its application. The theme of genetics was used, and an experimental activity was proposed to extract the molecule of Deoxyribonucleic Acid (DNA), since it is a theme that generates many doubts to students and with the aid of innovative methods arouse curiosity and instigate knowledge. The proposal was applied in a State School of the peripheral region of Goiania with 60 students. The methodological procedure took place in five stages of application: initially the presentation of the proposal with the performance of a Kahoot test where the previous knowledge of the students had great relevance; from the questions in a second moment there was reflection and discussion between them, which becomes enriching in the investigative process; later the extraction of DNA with the chosen vegetable, whereas the procedure and possibilities for the students have been demonstrated in advance; in this fourth moment contextualization makes sense in the whole context and is present; and finally to close the whole process, a form is applied with the main issues of the dna extraction execution process. It is concluded that undoubtedly the applied methodology involves more students and makes teaching tastier and more corresponded, but more studies and applications are needed once there is a very large lack of basic knowledge of students, especially from the public school system. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|