Título: | Letramento informacional da pessoa idosa : diretrizes para a implementação de projetos em unidades de informação |
Autor(es): | Carvalho, Victor Rodrigues de |
Orientador(es): | Simeão, Elmira Luzia Melo Soares |
Assunto: | Letramento digital Letramento Idosos - aprendizagem Competências em informação Unidades de informação |
Data de apresentação: | 15-Fev-2023 |
Data de publicação: | 28-Set-2023 |
Referência: | CARVALHO, Victor Rodrigues de. Letramento informacional da pessoa idosa: diretrizes para a implementação de projetos em unidades de informação. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Em um contexto de crescente acesso à informações e serviços disponibilizados em
ambientes digitais atrelado à existência de uma população idosa que teve contato
tardio com as tecnologias da informação e comunicação, assim como o iminente
crescimento da porcentagem deste público no país nos próximos anos e suas
necessidades de informações existe a preocupação de saber em que caminho se
encontram os estudos e ações que englobam esse grupo específico. Acredita-se
que uma possível solução para sanar as dificuldades que os não nativos digitais
apresentam são os projetos de letramento informacional em unidades de
informação. Por isso, esse trabalho tem como objetivo geral propor diretrizes básicas
para a implementação desse tipo de programa. Para chegar neste objetivo,
primeiramente, levantou-se os conceitos e aspectos históricos dos termos
letramento informacional e competência em informação (e suas variações:
competência crítica em informação e competência informacional). Segundamente,
buscou-se mapear, através da literatura e posteriormente, por meio de pesquisa com
questionário eletrônico, ações de letramento informacional no idoso. Com base no
que foi levantado, constatou-se uma quantidade considerável de pontos a serem
considerados na construção de um programa de letramento informacional no público
idoso. |
Abstract: | In a context of increasing access to information and services available in digital
environments, linked to the existence of an elderly population that has had late
contact with information and communication technologies, as well as the imminent
rise in the percentage of this public in the country in the coming years and their
needs of information, there is a concern to know what path the studies and actions
that encompass this specific group are on. It is believed that a possible solution to
remedy the difficulties that digital non-natives have is information literacy projects in
information units. Therefore, this work has the general objective of proposing basic
guidelines for the implementation of this type of program. To reach this goal, first, the
concepts and historical aspects of the terms information literacy and its portuguese
variations terms were raised. Secondly, it was sought to map, through the literature
and later, through research with an electronic questionnaire, information literacy
actions in the elderly. Based on what was surveyed, a considerable number of points
were found to be taken into consideration in the construction of an information
literacy program for the elderly public. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.