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Título: Letramento informacional da pessoa idosa : diretrizes para a implementação de projetos em unidades de informação
Autor(es): Carvalho, Victor Rodrigues de
Orientador(es): Simeão, Elmira Luzia Melo Soares
Assunto: Letramento digital
Letramento
Idosos - aprendizagem
Competências em informação
Unidades de informação
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 28-Set-2023
Referência: CARVALHO, Victor Rodrigues de. Letramento informacional da pessoa idosa: diretrizes para a implementação de projetos em unidades de informação. 2023. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Em um contexto de crescente acesso à informações e serviços disponibilizados em ambientes digitais atrelado à existência de uma população idosa que teve contato tardio com as tecnologias da informação e comunicação, assim como o iminente crescimento da porcentagem deste público no país nos próximos anos e suas necessidades de informações existe a preocupação de saber em que caminho se encontram os estudos e ações que englobam esse grupo específico. Acredita-se que uma possível solução para sanar as dificuldades que os não nativos digitais apresentam são os projetos de letramento informacional em unidades de informação. Por isso, esse trabalho tem como objetivo geral propor diretrizes básicas para a implementação desse tipo de programa. Para chegar neste objetivo, primeiramente, levantou-se os conceitos e aspectos históricos dos termos letramento informacional e competência em informação (e suas variações: competência crítica em informação e competência informacional). Segundamente, buscou-se mapear, através da literatura e posteriormente, por meio de pesquisa com questionário eletrônico, ações de letramento informacional no idoso. Com base no que foi levantado, constatou-se uma quantidade considerável de pontos a serem considerados na construção de um programa de letramento informacional no público idoso.
Abstract: In a context of increasing access to information and services available in digital environments, linked to the existence of an elderly population that has had late contact with information and communication technologies, as well as the imminent rise in the percentage of this public in the country in the coming years and their needs of information, there is a concern to know what path the studies and actions that encompass this specific group are on. It is believed that a possible solution to remedy the difficulties that digital non-natives have is information literacy projects in information units. Therefore, this work has the general objective of proposing basic guidelines for the implementation of this type of program. To reach this goal, first, the concepts and historical aspects of the terms information literacy and its portuguese variations terms were raised. Secondly, it was sought to map, through the literature and later, through research with an electronic questionnaire, information literacy actions in the elderly. Based on what was surveyed, a considerable number of points were found to be taken into consideration in the construction of an information literacy program for the elderly public.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
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