Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Andrade, Vanessa Carvalho de | - |
dc.contributor.author | Paiva, Raissa Freire Santos de | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, Raissa Freire Santos de. O ar atmosférico: sequência didática investigativa. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) é uma abordagem ativa que visa formar um aluno crítico, reflexivo e protagonista. O EnCI é alvo de autores como Ana Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron. As relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA) conversam entre si, sendo o Ar atmosférico um bom tema para contemplar todos estes eixos. Esta pesquisa buscou investigar como o EnCI e a abordagem CTSA aplicados em uma sequência didática investigativa podem promover aos alunos do ensino fundamental dos anos finais a aprendizagem da conceituação e caracterização do ar atmosférico. O público alvo para aplicação da Sequência de ensino investigativa (SEI) foram alunos do 8º e 9º ano de um colégio de
tempo integral da rede estadual de Goiás. O desenvolvimento da SEI ocorreu de forma remota. Pôde-se perceber que os alunos desenvolveram mais interações durante a aplicação da SEI, adquiriram conhecimentos e contextualizaram as informações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ar atmosférico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA) | pt_BR |
dc.title | O ar atmosférico : sequência didática investigativa | pt_BR |
dc.title.alternative | The atmospheric air : investigative didactic sequence | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-28T17:39:52Z | - |
dc.date.available | 2023-09-28T17:39:52Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36195 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Teaching Science as Investigations (TSI). is an active approach that aims to train a critical, reflective and protagonist student. TSI is the target of authors such as Ana Maria Pessoa de Carvalho and Lúcia Helena Sasseron. Science-Technology-SocietyEnvironment Approach (CTSA) relations speak to each other, with atmospheric air being a good topic to contemplate all these axes. This research sought to investigate how the TSI and the CTSA approach applied in an investigative didactic sequence can promote the learning of the conceptualization and characterization of atmospheric air to elementary school students in the final years. The target audience for the application of the Sequences of Investigative Teaching (SEI) were students from the 8th and 9th grade of a full-time school in the state network of Goiás. The development of SEI took place remotely. It could be seen that students developed more interactions during the application of the SEI, acquired knowledge and contextualized the information. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"
|