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Título: Bibliotecas populares no Distrito Federal fomentadoras do diálogo intercultural e facilitadoras da diversidade cultural
Autor(es): Gonçalves, Sarah do Amaral Moura
Orientador(es): Costa, Michelli Pereira da
Assunto: Bibliotecas
Bibliotecas - programas culturais
Bibliotecas e comunidade
Biblioteca comunitária
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 28-Set-2023
Referência: GONÇALVES, Sarah do Amaral Moura. Bibliotecas populares no Distrito Federal fomentadoras do diálogo intercultural e facilitadoras da diversidade cultural. 2023. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho aborda as iniciativas das bibliotecas populares, apresentando primeiramente uma breve revisão sobre a origem das bibliotecas públicas, onde são observadas as lacunas deixadas pelos ambientes convencionais que ocasionaram o surgimento de formas alternativas para se reger uma biblioteca. Desse modo a pesquisa analisou o conceito das bibliotecas populares, diferenciando-as das públicas, pretendendo demonstrar sua força, com o fim de afirmá-las como importantes meios para a democratização da informação dentro da sociedade. Além disso, a temática das ações culturais foi utilizada como instrumento capaz de propiciar a diversidade cultural dentro do ambiente das bibliotecas, incentivando também o uso e a inclusão de seus serviços. Foi aplicado o estudo de caso para verificar se a Biblioteca Comunitária do Bosque, a Biblioteca Comunitária do Condomínio Entre Lagos, o Projeto Cultura no Ônibus, a Biblioteca Comunitária do Espaço Aroeira e a Biblioteca Comunitária Roedores de Livros, situadas em regiões administrativas do Distrito Federal, implementam ações culturais como estratégia para cumprir com o fomento do diálogo intercultural e com o favorecimento da diversidade cultural em seus espaços como proposto pela IFLA/Unesco. Conclui que a Biblioteca Comunitária do Condomínio Entre Lagos e a Biblioteca do Comunitária do Espaço Aroeira não desenvolvem ações culturais pela falta de recursos necessários para o seu funcionamento, apesar de almejarem e estarem empenhadas em atender o máximo de pessoas em seus espaços, não distinguindo seu público, incentivando a leitura e o uso da biblioteca. Portanto todas as bibliotecas investigadas, cumprem com seu papel de fomentar o diálogo intercultural e a diversidade cultural.
Abstract: This work addresses the initiatives of popular libraries, firstly presenting a brief review of the origin of public libraries, where the gaps left by conventional environments that led to the emergence of alternative ways to rule a library are observed. In this way, the research analyzed the concept of popular libraries, differentiating them from publics, intending to demonstrate their strength, in order to affirm them as important means for the democratization of information in society. In addition, the theme of cultural actions was used as an instrument capable of promoting cultural diversity in the library environment, also encouraging the use and inclusion of its services. The case study was applied to verify if the Community Library of Bosque, the Community Library of the Entre Lagos Condominium, the Cultura no Bus Project, the Community Library of Espaço Aroeira and the Roedores de Livros Community Library, located in administrative regions of the Federal District , implement cultural actions as a strategy to comply with the promotion of intercultural diversity and with the facilitation of cultural diversity in their spaces, as proposed by IFLA/Unesco. It concludes that the Community Library of the Entre Lagos Condominium and the Community Library of the Espaço Aroeira do not develop cultural actions due to the lack of resources necessary for its operation, despite wanting and being committed to serving the maximum number of people in their spaces, not distinguishing their public, encouraging reading and the use of the library. Therefore, all investigated libraries fulfill their role of promoting intercultural dialogue and cultural diversity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
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