Título: | Bibliotecas populares no Distrito Federal fomentadoras do diálogo intercultural e facilitadoras da diversidade cultural |
Autor(es): | Gonçalves, Sarah do Amaral Moura |
Orientador(es): | Costa, Michelli Pereira da |
Assunto: | Bibliotecas Bibliotecas - programas culturais Bibliotecas e comunidade Biblioteca comunitária |
Data de apresentação: | 14-Fev-2023 |
Data de publicação: | 28-Set-2023 |
Referência: | GONÇALVES, Sarah do Amaral Moura. Bibliotecas populares no Distrito Federal fomentadoras do diálogo intercultural e facilitadoras da diversidade cultural. 2023. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho aborda as iniciativas das bibliotecas populares, apresentando
primeiramente uma breve revisão sobre a origem das bibliotecas públicas, onde
são observadas as lacunas deixadas pelos ambientes convencionais que
ocasionaram o surgimento de formas alternativas para se reger uma biblioteca. Desse
modo a pesquisa analisou o conceito das bibliotecas populares, diferenciando-as das
públicas, pretendendo demonstrar sua força, com o fim de afirmá-las como
importantes meios para a democratização da informação dentro da sociedade. Além
disso, a temática das ações culturais foi utilizada como instrumento capaz de propiciar
a diversidade cultural dentro do ambiente das bibliotecas, incentivando também o uso
e a inclusão de seus serviços. Foi aplicado o estudo de caso para verificar se a
Biblioteca Comunitária do Bosque, a Biblioteca Comunitária do Condomínio Entre
Lagos, o Projeto Cultura no Ônibus, a Biblioteca Comunitária do Espaço Aroeira e a
Biblioteca Comunitária Roedores de Livros, situadas em regiões administrativas do
Distrito Federal, implementam ações culturais como estratégia para cumprir com o
fomento do diálogo intercultural e com o favorecimento da diversidade cultural em
seus espaços como proposto pela IFLA/Unesco. Conclui que a Biblioteca Comunitária
do Condomínio Entre Lagos e a Biblioteca do Comunitária do Espaço Aroeira não
desenvolvem ações culturais pela falta de recursos necessários para o seu
funcionamento, apesar de almejarem e estarem empenhadas em atender o máximo
de pessoas em seus espaços, não distinguindo seu público, incentivando a leitura e o
uso da biblioteca. Portanto todas as bibliotecas investigadas, cumprem com seu papel
de fomentar o diálogo intercultural e a diversidade cultural. |
Abstract: | This work addresses the initiatives of popular libraries, firstly presenting a brief review
of the origin of public libraries, where the gaps left by conventional environments that
led to the emergence of alternative ways to rule a library are observed. In this way,
the research analyzed the concept of popular libraries, differentiating them from
publics, intending to demonstrate their strength, in order to affirm them as important
means for the democratization of information in society. In addition, the theme of
cultural actions was used as an instrument capable of promoting cultural diversity in
the library environment, also encouraging the use and inclusion of its services. The
case study was applied to verify if the Community Library of Bosque, the Community
Library of the Entre Lagos Condominium, the Cultura no Bus Project, the Community
Library of Espaço Aroeira and the Roedores de Livros Community Library, located in
administrative regions of the Federal District , implement cultural actions as a strategy
to comply with the promotion of intercultural diversity and with the facilitation of cultural
diversity in their spaces, as proposed by IFLA/Unesco. It concludes that the
Community Library of the Entre Lagos Condominium and the Community Library of the
Espaço Aroeira do not develop cultural actions due to the lack of resources necessary
for its operation, despite wanting and being committed to serving the maximum number
of people in their spaces, not distinguishing their public, encouraging reading and the
use of the library. Therefore, all investigated libraries fulfill their role of promoting
intercultural dialogue and cultural diversity. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.