Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36183
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandoFerreiraMartins_tcc.pdf3,12 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Wesley Pereira da-
dc.contributor.authorMartins, Fernando Ferreira-
dc.identifier.citationMARTINS, Fernando Ferreira. LabMeet: um click ao conhecimento – percepções de estudantes do ensino fundamental sobre materiais e misturas. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractDentro da realidade das escolas públicas tem se tornado constantes os problemas que atingem o sistema de ensino no geral, em especial o ensino de química. A investigação científica se mostra uma alternativa interessante, por se alinhar aos processos de construção e amplitude do conhecimento não somente dos alunos, mas também da comunidade escolar. A abordagem de ensino desenvolvida por meio do LabMeet teve como objetivo analisar as concepções dos estudantes sobre materiais e misturas e a sua possível relação com o seu cotidiano através da realização de aulas investigativas experimentais. O projeto foi desenvolvido com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Participaram vinte cinco alunos da prática investigativa que teve como conteúdo o tema soluções e misturas. Houve a realização de experimentos, leitura de artigo e aferição dos conhecimentos dos estudantes por meio de formulário. Ao final da aplicação do projeto, foi possível avaliar a boa aceitação e desenvolvimento dos alunos a proposta investigativa, permitindo concluir que o ensino investigativo pode contribui de forma significativa no processo de ensino aprendizado, corroborando para a construção dos conhecimentos nas aulas de ciências, em especial conceitos químicos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleLabMeet : um click ao conhecimento – percepções de estudantes do ensino fundamental sobre materiais e misturaspt_BR
dc.title.alternativeLabMeet : a click to knowledge - elementary student’s perceptions about materials and mixturespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-27T19:47:38Z-
dc.date.available2023-09-27T19:47:38Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36183-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Within the reality of public schools, the problems that affect the education system in general, especially the teaching of chemistry, have become constant. Scientific investigation is an interesting alternative, as it is aligned with the processes of construction and breadth of knowledge not only for students, but also for the school community. The teaching approach developed through LabMeet aimed to analyze the students' conceptions about materials and mixtures and their possible relationship with their daily lives through conducting experimental investigative classes. The project was developed with students from the sixth year of elementary school at a public school belonging to the State Department of Education of the Federal District. Twenty-five students participated in the investigative practice whose content was the theme solutions and mixtures. Experiments were carried out, article reading and students' knowledge gauged using a form. At the end of the project application, it was possible to assess the good acceptance and development of students of the investigative proposal, allowing the conclusion that investigative teaching can significantly contribute to the teaching-learning process, supporting the construction of knowledge in science classes, in special chemical concepts.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.