Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36180
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ClertanSouzaMartins_tcc.pdf372,68 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Wesley Pereira da-
dc.contributor.authorMartins, Clertan Souza-
dc.identifier.citationMARTINS, Clertan Souza. A formação de conceitos sobre funções inorgânicas por meio do ensino investigativo contextualizado. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste texto apresenta o resultado de uma atividade investigativa, caracterizada como qualitativa. O objetivo principal foi investigar a compreensão dos conceitos de funções inorgânicas no Ensino Ciências para estudantes do Ensino Fundamental II, proporcionado aos estudantes um pensamento mais amplo das substâncias químicas presentes no cotidiano. Assim os estudantes passaram a pensar de forma mais abstrata (microscopicamente) para a compreensão do mundo real (macroscopicamente) a partir da questão-síntese: É notável a presença de cosméticos, alimentos e fármacos no nosso dia a dia, mas o que isso tem de importante e o que eles têm a ver com o assunto ácido-base? A atividade proposta aporta-se na aprendizagem significativa e no ensino por investigação, com a participação de quarenta e dois estudantes (42) ao longo das três semanas de aplicação da atividade. Ao final de todos encontros para a execução da atividade investigativa e das leituras orientadoras e reflexivas foi percebido que os estudantes conseguiram construir seus novos conceitos químicos relacionados ao conteúdo estudado, auxiliados pelo experimento realizado e a vivência de cada estudante em suas casas. Os resultados alcançados estiveram dentro do previsto e contemplaram o solicitado. Muitos estudantes fizeram a devolutiva (88%). Conseguiram fazer facilmente o experimento e informaram que gerou interesse pela disciplina (85%) e estão pedindo mais atividades dessa forma.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordQuímica inorgânicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.titleA formação de conceitos sobre funções inorgânicas por meio do ensino investigativo contextualizadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-27T19:30:39Z-
dc.date.available2023-09-27T19:30:39Z-
dc.date.submitted2021-11-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36180-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This text presents the result of an investigative activity, characterized as critical qualitative. The main objective was to investigate the understanding of the concepts of inorganic functions in Science Teaching for Elementary School II students, providing students with a broader thought of chemical substances present in everyday life. Thus, the students started to think in a more abstract way (microscopically) to understand the real world (macroscopically) from the synthesis question: The presence of cosmetics, foods and drugs in our daily lives is remarkable, but what does this have important and what do they have to do with the acid-base issue? The proposed activity contributes to meaningful learning and research teaching, with the participation of forty two students (42) over the three weeks of application of the activity. At the end of all meetings for the execution of the investigative activity and the guiding and reflective readings, it was noticed that the students were able to build their new chemical concepts related to the studied content, aided by the experiment carried out and the experience of each student in their homes. The results achieved were on schedule and contemplated what was requested. Many students returned (88%). They were able to do the experiment easily and reported that it generated interest in the discipline (85%) and are asking for more activities in this way.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.