Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ArthurDaSilvaAlves_tcc.pdf4,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de viabilidade técnica e econômica para a implantação de uma usina solar fotovoltaica na praça de container da FGA
Autor(es): Alves, Arthur da Silva
Orientador(es): Silva, Flávio Henrique Justiniano Ribeiro da
Assunto: Usinas solares fotovoltaicas (UFVs)
Energia solar
Data de apresentação: 28-Jul-2023
Data de publicação: 27-Set-2023
Referência: ALVES, Arthur da Silva. Análise de viabilidade técnica e econômica para a implantação de uma usina solar fotovoltaica na praça de container da FGA. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade técnica e econômica da instalação de uma usina solar fotovoltaica na praça de container da FGA. Para isso, foram utilizados métodos de pesquisa que combinaram descritores (MeSH) e operadores booleanos para garantir uma estratégia de busca precisa. Os resultados obtidos por meio de simulações com o software PVSYST revelaram que a usina apresentou uma taxa de desempenho acima de 60%, superando a média de produção solar no Brasil. Esse sucesso foi atribuído a fatores como a alta irradiação e uma ótima incidência solar no local. Além disso, os dados de custo do projeto foram considerados para avaliar a viabilidade econômica da instalação da usina fotovoltaica. O estudo proporcionou embasamento sólido para a implementação do projeto, destacando seus benefícios técnicos, ambientais e financeiros.
Abstract: Analysis of technical and economic feasibility for the installation of a photovoltaic solar power plant at FGA's container square. The research methods employed a combination of Medical Subject Headings (MeSH) descriptors using boolean operators to construct an accurate search strategy. The results were obtained through simulations using PVSYST software, achieving a performance rate of over 60%, surpassing the average production in Brazil. Factors such as high irradiation and excellent solar incidence at the location explained the success. Project cost data were implemented for the installation evaluation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.