Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36176
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaPaulaMateusBraga_tcc.pdf755,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Wesley Pereira da-
dc.contributor.authorBraga, Ana Paula Mateus-
dc.identifier.citationBRAGA, Ana Paula Mateus. O ensino por investigação na abordagem de conceitos químicos no 6º ano do ensino fundamental: separação de materiais em situações do cotidiano. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresenta-se a aplicação do Ensino de Ciências por Investigação por meio de uma Atividade Investigativa, aplicada à uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da zona rural de Jataí, Goiás. Como decorrência desta aplicação utilizou-se como técnicas de ensino, experimentação e rodada de conversa. Este estudo apresentou-se bem favorável na perspectiva de um ensino que dá autonomia ao aluno, buscando formular o seu conhecimento científico. Além disso, tendo em vista a recém-publicada Base Nacional Comum Curricular, este estudo proporciona ao professor do 6º ano do Ensino Fundamental uma AI que possibilita a efetiva execução dos pressupostos indicados por este documento em sala de aula. Logo, pensando num ensino que proporcione ao aluno a promoção da alfabetização científica reconhecendo as características dos pré-conceitos dos alunos e a atividade científica decorrente do Ensino de Ciências, baseia-se nas concepções de Carvalho (2009; 2018) e Sasseron (2018) para o Ensino de Ciências por Investigação e John Dewey (1979) na perspectiva de uma educação progressista.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.titleO ensino por investigação na abordagem de conceitos químicos no 6º ano do ensino fundamental : separação de materiais em situações do cotidianopt_BR
dc.title.alternativeTeaching by research in the introduction of chemical concepts in the 6th year of elementary education : separation of materials in everyday situationspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-27T19:23:27Z-
dc.date.available2023-09-27T19:23:27Z-
dc.date.submitted2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36176-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents the application of Science Teaching by Investigation through an Investigative Activity, applied to a 6th grade class of elementary school in the rural area of Jataí, Goiás. As a result of this application, the teaching techniques were used, experimentation and conversation round. This study was very favorable from the perspective of teaching that empowers the student, seeking to formulate their scientific knowledge. Furthermore, in view of the recently published Common National Curriculum Base, this study provides the 6th grade teacher with an AI that enables the effective execution of the assumptions proposed by this document in the classroom. Therefore, thinking about teaching that provides the student with the promotion of scientific literacy, recognizing the characteristics of the students' prejudices and the scientific activity resulting from Science Teaching, it is based on the conceptions of Carvalho (2009; 2018) and Sasseron (2018) for the Teaching Science by Investigation and John Dewey (1979) in the perspective of a progressive education.pt_BR
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.